Sucesso de público e crítica em Londres, Paris e Nova York a peça Deus da Carnificina – uma comédia sem juízo, da autora Yasmina Reza, será apresentada em Curitiba, neste sábado (01), às 21 horas, no Guairão.

Dirigida por Emilio de Mello, no palco, o elenco formado por Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Orã Figueiredo e Paulo Betti, vive dois casais adultos e civilizados que se encontram para resolver um incidente envolvendo seus filhos pequenos numa briga na praça. Mas, quando o verniz social que protege os adultos da selvageria se quebra, a polidez civilizada dá lugar a um campo de batalha, onde tudo pode acontecer.

A trama acontece ao redor de uma colorida mesa feita com 160 mil peças de Lego. Ali os quatro adultos tentam resolver a briga das duas crianças. O filho de Annette (Julia Lemmertz) e Alan Reis (Paulo Betti) quebrou dois dentes do filho de Verônica (Deborah Evelyn) e Michel Hortiz (Orã Figueiredo).

No primeiro momento, os dois casais parecem dispostos a solucionar a questão civilizadamente. Mas quando a boa educação cede espaço ao egoísmo e à impulsividade, os quatro se colocam em situações constrangedoras. Deus da Carnificina (Le Dieu du Carnage, no original) desnuda o comportamento humano com pontadas de uma ironia cômica.

Yasmina Reza é considerada pela crítica especializada a maior autora teatral da atualidade. Argelina radicada na França, ela explodiu nos anos 90 com a peça Arte, sucesso em diversos países, inclusive no Brasil. Eu escrevo um teatro de tensão, porque as tensões nos governam. Meus personagens são pessoas educadas que pretendem manter a compostura. Mas também são impulsivos, não conseguem manter as regras que impuseram a si mesmos. E é precisamente essa luta contra si mesmo que me interessa, diz Yasmina Reza.

Desde que foi encenada pela primeira vez em 2006, em Zurique, a peça Deus da Carnificina, uma comédia sem juízo, coleciona elogios da crítica internacional e prêmios pelo mundo. Na Broadway, a montagem, que teve no elenco Jeff Daniels, James Gandolfini, Hope Davis e Marcia Gay Harden, ganhou em 2009 três prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro, nas categorias de melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz. A montagem em Londres, em 2008, no Teatro Gieguld, contou com Ralph Fiennes no elenco e levou o prêmio Laurence Olivier Award (The Society of London Theatre) de melhor comédia. No mesmo ano, a encenação parisiense, no Teatro Antoine, foi estrelada por Isabelle Huppert e dirigida pela própria Yasmina Reza.

Aqui no Brasil, a peça acumula prêmios: Julia Lemmertz acaba de ganhar o Prêmio Quem, na categoria Melhor Atriz de Teatro. A peça levou o Prêmio APTR de Teatro nas categorias de Melhor Atriz Protagonista (Julia Lemmertz), Melhor Iluminação (Renato Machado). O espetáculo também foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro – Melhor Direção e Melhor Ator (Paulo Betti) e também concorreu como melhor espetáculo no Premio APTR.

Serviço:

Local: Teatro Guaíra – Guairão

Endereço: Praça Santos Andrade, s/nº – Centro

Data e horário: Dia 01 de Dezembro de 2012 (sábado), às 21h

Preço: A partir de R$ 60,00