Espetáculo manifesto da estética bubaresca, os objetos estão colocados no palco através de uma estrutura cênica particular: a gaiola. Este dispositivo cênico permite apreciar gradualmente a intimidade dos objetos, em um roteiro que vai dos gaguices da infância até a expressão assegurada do gesto musical (movimento). O instrumentarium põe em jogo os numerosos brinquedos de crianças que falam com a memória de cada um, tanto crianças quanto adultos.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Uma cortina permite uma manipulação escondida no início do espetáculo. Só as mãos dos músicos são visíveis antes da estrutura se abrir, deixando aparecer o dispositivo sonoro global. Várias peças musicais são assim apresentadas antes do quadro final, seguindo uma progressão em claro-escuro (Chiaroscuro) que vai do objeto de infância até os instrumentos plurais. O objeto pega uma dimensão inespererada, lúdica e original.
Criado em 2007 na França, Chiaroscuro foi apresentado mais de 30 vezes percorrendo todo o país.
O trio de Bubar
Pela sua formação no Conservatório National Superior de Música e Dança de Lyon, o Trio é familiarizado com a linguagem contemporânea, clássica, a música improvisada e com as tecnologias modernas. Por suas viagens e suas origens, o Trio se enriquece de conhecimentos em torno de práticas musicais tradicionais. Pela sua experiência do mundo, sua música se nutre do som de todo objeto.
Os três percussionistas se encontram na vontade comum de por em cena situações musicais inovadoras pela manipulação de objetos que constituem instrumentos em constante evolução. O objeto está, com efeito, no centro desta experiência sensível: entre o campo, a forma, a textura e o som que emana.
Desta exploração musical, o Trio reafirma sua preocupação com o timbre e o ritmo, tudo fazendo chamar novos modos de tocar. Inicialmente, os membros animam-se de uma intensa atividade de pesquisa e exploração musical. No fio dos espetáculos se instala uma estética, uma linguagem própria. Cada vez, a imaginação do espectador é convocada a dar à percepção o nascimento dos signos.
O Trio de Bubar criou vários espetáculos ou formas de concertos inspirados por um espírito de grupo completamente único. Chiaroscuro é ainda um espetáculo em forma de cenas para objetos musicais, no qual a trama repousa sobre a utilização de uma estrutura metaliza móvel. Na sombra de Norman Mclaren, criado em novembro de 2009 para o Festival Filmharmonia (Toulon), é uma forma musical cenográfica que se apoia na rítmica visual da obra cinematográfica de Norman Mclaren.
Serviço:
Sesc da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Centro
Telefone: (41) 3304-2222
Dia 8, às 20h