Espetáculo “Máquina de Pinball” estreia em Curitiba

Agraciada pelo Prêmio Procultura, peça mineira faz curta temporada na cidade

Redação Bem Paraná com assessoria

Retrato de uma geração que presenciou as mudanças comportamentais e os conflitos dos desejos particulares e coletivos desde a década de 80, o espetáculo Máquina de Pinball questiona a fragmentação e a fluidez das relações humanas e a velocidade do influxo de informações na era das novas plataformas de mídias digitais.  

O espetáculo de O Coletivo, de Minas Gerais, é uma livre adaptação do texto da escritora gaúcha Clarah Averbuck, e esteve em circulação por cinco capitais mineiras, desde 2012, e agora chega a Curitiba onde faz apenas duas apresentações nos dias 27 e 28 de abril, no Teatro Cleon Jacques, com recursos do Prêmio Procultura (o nome completo do prêmio está no flyer virtual que te passei / inserir por favor).  

“Quando começamos o processo de criação, elegemos alguns temas marcantes no texto: dívidas, sexo, drogas e Brasil”, reflete Marina Viana, responsável pela livre adaptação do texto.   

Com direção de Gil Esper, a linguagem fragmentada evoca símbolos e imagens do cotidiano dos jovens, como litros de álcool, cigarros, beijos, vexames, músicas, paixões-relâmpagos e o universo dos meios de diálogo pós-contemporâneo. A história de Camila, uma jovem de vinte e poucos anos, escritora, viciada em anfetaminas e em baladas, aproxima a dramaturgia de conceitos existenciais e universais inerentes a todas as épocas.  

Além de possibilidade de uso dos dispositivos midiáticos, Máquina de Pinball verbaliza as propostas de pesquisa de O Coletivo. Estéticas de criação com atores e equipe com formações e linhas diferentes, fortalecem uma linguagem híbrida. A referência imagética passa pelas mídias contemporâneas como a Internet, a TV, o blog, animações, permeadas pelo movimento, pela imagem e pelo som, em equilíbrio.  

Serviço:

Local: Teatro Cleon Jacque

Endereço: Rua Mateus Leme – 4777 – Centro Cívico

Data e horário: dias 27 e 28 de abril de 2013 (sábado e domingo), às 20h

Preço: Entrada Franca