O monólogo “Diário de Uma Ladra”, da Companhia de Teatro os Shakespirados, do
Piauí, vencedor do prêmio de melhor direção no XVII Festival Nacional de Monólogos e apresentado em Portugal, chega à Curitiba durante o Festival de Teatro e traz uma apresentação especial para um espaço nada convencional, a Penitenciária Feminina do Paraná.
O espetáculo será apresentado na penitenciária, em Piraquara, na próxima terça-feira (5), especialmente para as internas. O grupo também se apresenta entre hoje (1) e segunda-feira (4), no auditório do Mini Guaíra, em diversos horários.
Com roteiro original, a peça classificada como um monólogo de ação envolve várias linguagens culturais como o teatro, a literatura, o vídeo, a dança e a música. A trama narra um dia na vida de uma presidiária em busca de liberdade e retrata as marcas da prisão para um ser humano. A narrativa não linear apresenta desde a escapada por um túnel até as fugas subsequentes.
Com referências à obra Diário de um Ladrão,de Jean Genet, ao poema Balada do Cárcere de Reading, de Oscar Wilde, o texto do espetáculo é resultado de relatos de presidiárias encontrados há mais de 100 anos que foram agregados com informações atuais, e demonstram que o sistema prisional brasileiro continua com os mesmos problemas, como por exemplo, a superlotação.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil é o terceiro maior
país em população carcerária do mundo, com mais de 490 mil presos. Deste
montante, 14 mil são mulheres.
SERVIÇO:
Mini-Guaira – Auditório Glauco Flores de Sá Brito
Datas e horários: 1 (sexta-feira) ás 12h, 2 (sábado) á 16h, 3 (domingo) ás 23h e 4 (segunda-feira) ás 19h.
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, s/n°
Preço: R$20