A Caixa Cultural Curitiba apresenta Jozú, o Encantador de Ratos, peça baseada na obra de Hilda Hilst que trata da solidão humana. O espetáculo, que fica em cartaz de 17 a 19 de setembro, possui uma concepção diferenciada, pois o público assiste à peça no próprio palco. O texto é uma adaptação de O grande pequeno Jozú, de Hilda Hilst, considerada pela crítica especializada uma das vozes mais importantes da língua portuguesa do século XX, a interpretação é de Carla Tausz e a direção de Alexandre David.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

Jozú, figura dramática e ingênua, ganha a vida treinando seu rato de estimação, seu melhor amigo, e visitando com freqüência o interior de um poço seco, onde recebe revelações nem sempre compreendidas. A peça traz à tona uma discussão sobre o direito a diferença e a individualização, pois em um mundo cada vez mais globalizado, em uma época tirânica onde a massificação tenta propositalmente ignorar as diferenças, é cada vez mais importante declarar justamente a existência dessas diferenças.

Montado e dirigido como um monólogo a múltiplos personagens, todos assumidos pela atriz Carla Tausz, a peça veste a obra de Hilda Hilst como uma segunda pele. Jozú, o Encantador de Ratos é uma fascinante experiência teatral, tanto no que diz respeito à escolha do jogo cênico, quanto à estrutura da sala em si, que acolhe os espectadores dentro da realidade sensível do personagem principal. Escolhas e embaraços cotidianos, dúvidas, desejos, angústias e desilusões são despidos de estratagema social e encontram na fala de Jozú a justeza da verdade crua. Jozú atravessa um verdadeiro comboio de sentimentos, passado e presente desembocam e afloram em sua sensível cabeça de homem/menino. A voz e a alma de Hilda estão presentes na montagem deste conto, que narra aos espectadores tudo aquilo que, na verdade, eles sabem e sentem.

Hilda Hilst

Paulistana de Jaú, nascida no dia 21 de abril de 1930 e falecida a 4 de fevereiro de 2004, Hilda é reconhecida, quase pela unanimidade da crítica brasileira, como uma das nossas principais autoras, sendo considerada uma das mais importantes vozes da Língua Portuguesa do século XX. Segundo o crítico Anatol Rosenfeld, Hilda pertence ao raro grupo de artistas que conseguiu qualidade excepcional em todos os gêneros literários a que se propôs – poesia, teatro e ficção.

Distinguida por vários de nossos mais significativos prêmios literários, presente em numerosas antologias de poesia e ficção, tanto nacionais como estrangeiras, há muito seu nome está incluído nos dicionários de autores brasileiros contemporâneos. De temperamento transgressor, prezando a liberdade, dona de uma rara beleza e coragem, culta e poeta, Hilda teve uma personalidade marcante e sedutora que ia de encontro aos costumes tradicionais vigentes nos anos 50, criando-se um folclore ao seu redor que, segundo alguns críticos, até chegou a ofuscar a importância de sua obra.

Ficha Técnica
Texto: Hilda Hilst – adaptação do conto  O grande pequeno Jozú do livro Rútilos
Direção: Alexandre David
Elenco: Carla Tausz
Voz off Hilda: Camila Amado.
Direção de Produção: Carla Tausz
Fotografia: Renato Neto
Coordenação Geral: Carla Tausz
Duração: 60 minutos

Teatro: Jozú, o Encantador de Ratos
Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Data: De 17 a 19 de setembro
Horário: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo
Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural