O Espetáculo Vida, da Companhia Brasileira de Teatro, volta à Curitiba para apresentação única nesta sexta-feira (29), no TUCA, da PUC-PR. Vencedora do prêmio Bravo! De Teatro em 2010 e de 5 prêmios Gralha Azul, no mesmo ano, a peça teve estréia nacional ano passado, na Mostra do Festival de Curitiba.
Vida traz para a cena o resultado de um longo e profundo período de pesquisas sobre a obra do poeta curitibano Paulo Leminski. A peça não é a adaptação de uma obra literária, mas sim um texto original escrito a partir da experiência de leitura e de convivência criativa com os textos do autor e suas referências.
Não existe no texto a citação de um único poema na íntegra, mas a essência da obra de Leminski está por lá, viva e pulsante. Essência que flui por um vulcão de energia criativa e de vida, cultura, inteligência e constantes estímulos.
ENREDO – Exilados numa cidade imaginária, dois homens e duas mulheres fazem parte de uma banda que ensaia para uma apresentação comemorativa do jubileu da cidade. Fechados numa sala vazia convivem entre si e revelam comportamentos, relações, conflitos e histórias. Erupções de suas vidas prosaicas, repletas de humor, sensibilidade e um sentido de transformação.
A partir da relação dos quatro personagens, se transformando – a si próprios e aos outros, assim como ao ambiente que os cerca – brota e flui uma viagem para a mudança. Mudar, ou não conseguir mudar e apenas ver.
Forma e conteúdo ocupam um mesmo plano de expressão em todo o trabalho da companhia brasileira de teatro. Em Vida, esta relação é fortalecida. A construção de uma linguagem polifônica, com forte presença musical, misturas de idiomas e diversidade de pontos de vista narrativos, dá continuidade à pesquisa que a Companhia vem realizando ao longo de sua trajetória.
DA PESQUISA AO PALCO – A Companhia Brasileira de Teatro iniciou o projeto que culmina com esta montagem há dois anos, com patrocínio da Petrobras. A pesquisa teve como objeto de estudo a obra do poeta curitibano e multiartista Paulo Leminski, morto aos 44 anos de idade em 1989.
O ponto de partida para iniciar a abordagem criativa sobre a obra do poeta foi a leitura do livro Vida, uma reunião de quatro ensaios biográficos escritos em épocas diferentes sobre figuras históricas de alta relevância poética, política e cultural. Personagens que, cada um em seu tempo, foram exemplos de vidas extremas, responsáveis por rupturas sociais e marcadas pelos signos da superação e da transformação. São eles Jesus Cristo, Bashô, Trotski e Cruz e Souza.
SERVIÇO
Local: Teatro TUCA – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho
Data e horário: 29 de abril (sexta-feira) às 20h
Preço: R$ 15,00