Nos dias 17 e 18 de março, as atrações teatrais movimentam a cena cultural da cidade. A companhia Tato Criação Cênica realiza apresentações gratuitas das peças Tropeço e E se…. As apresentações acontecem na Cia. dos Palhaços, no Alto da Rua XV.
Os espetáculos integram o projeto Geada no Cerrado, contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz, pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), em 2011. Também faz parte do projeto da oficina Em busca de uma dramaturgia física – Teatro de Animação, ministrada durante esta semana.
Tropeço quer dar vida ao simples. Para, isso não são necessárias palavras, mas apenas a sonoridade do cotidiano verbalizada em onomatopeias. Na narrativa sobre a velhice, a linguagem se faz presente nos sons e nas ações das personagens.
Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos, cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas idosas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, Tropeço retrata a solidão e as pequenas ações rotineiras das personagens.
Para isso, cria um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade, com mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
O espetáculo E se… utiliza o bom humor e a fantasia para discutir os diversos caminhos que a vida oferece e refletir sobre a maneira como as escolhas e ações de cada indivíduo interferem no coletivo.
Os objetos crescem em cena e, incorporados às mãos, criam novos personagens, que, através de uma musicalidade marcante, contam, com delicadeza, histórias do cotidiano.
A rua de um centro urbano é o ponto de encontros e desencontros desses personagens. Esse ambiente é caracterizado por um painel de sombras, resultado de mais uma técnica do teatro de animação inserida na pesquisa da Tato Criação Cênica.
A pesquisa de manipulação evolui para personagens feitos a quatro mãos, ampliando as possibilidades de movimentação. As mãos também se transformam em vaca e caracol, colorindo o universo infantil.
A exploração de sons vocais ganha mais corpo, e alguns personagens recebem temas próprios, o que acaba por criar uma dramaturgia sonora, que acompanha e complementa a dramaturgia física.
Contemplado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) com Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz 2011, o projeto Geada no Cerrado – Intercâmbio Tato Criação Cênica PR/DF/GO tem como objetivo a circulação da companhia. O projeto prevê a apresentação do repertório da Tato Criação Cênica e a realização de oficinas nos estados do Paraná (Curitiba e litoral), Goiás (Goiânia e Pirenópolis) e Distrito Federal (Brasília e Gama).
Serviço:
Local: Cia dos Palhaços
Endereço: Rua Amintas de Barros, 307 – Alto da XV
Data e horário: Dias 17 e 18 de março de 2012 (sábado e domingo), E se… às 16h e Tropeço às 20h
Preço: Entrada Franca
Sérgio Vieira