O atual espetáculo da desCompanhia de dança “Feche os Olhos para Olhar”, mais que uma reflexão é uma construção viva sobre o olhar que vai se revelando através de uma organização espontânea. Como uma espécie de jogo, o espetáculo é uma experiência em tempo real, traz um sentimento de estranheza devolvendo na mesma proporção um estado de atenção, um olhar de espanto, um olhar de coisa nova. Trata-se do olhar que se faz no toque, na relação, nos sentidos e acima de tudo na percepção.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

O olhar em questão é o ver que se abre para as qualidades dos outros sentidos. O que olho quando vejo? Onde está seu olhar nesse instante? Estas questões estão presentes no espetáculo não para serem respondidas, mas para se tornarem realmente vivas para cada um de nós. Uma presença orgânica nascida da percepção do momento.

O interesse pelo olhar nos proporcionou uma grande aventura por vários universos: da literatura explorando a poesia de Sergio Fingermann e de Alberto Caeiro, da filosofia mergulhando de corpo e alma nas obras de José Gil, Merleau Ponty e Georges Didi Hubermann, das artes plásticas refletindo sobre apreensões nas obras de Cézanne e Paul Klee. E é para compartilhar essa aventura que a desCompanhia de dança convida o público a fechar os olhos para olhar.

Ficha Técnica
Direção e Criação: Cintia Napoli
Bailarinos/Criadores: Juliana Adur, Peter Abudi e Yiuki Doi

Serviço:
Feche os Olhos para Olhar
Teatro Cleon Jacques
Rua Mateus Leme, 4700 / São Lourenço
21 de outubro a 21 de novembro
quinta a sábado – 20h
domingo – 19h
Entrada franca