O projeto Debates Vivo EnCena, que compõe o Programa Cultural Vivo EnCena, tem como objetivo estimular o encontro de artistas e estudiosos que participam da elaboração de uma obra cênica com autonomia de criação em contato com as diversas dinâmicas estéticas em todas as áreas de composição e público, tornando acessível o diálogo sobre temas relevantes ao fazer teatral.
A sociedade exerce importante influência nos movimentos artísticos e culturais e, desta forma, o Debates Vivo EnCena pretende ampliar o olhar sobre as performances de um tema, descobrir as possibilidades de (re) significação a partir dos discursos de especialistas convidados e refletir sobre o papel da arte em contextos específicos.
Com o objetivo principal de atuar como ferramenta para a criação de novas pontes e possibilidades sustentáveis a partir da Mostra Fringe, os debates, com curadoria e mediação de Expedito Araujo, curador artístico nacional do Vivo EnCena e pesquisador em gestão cultural, reúnem estudiosos que tratam sobre os conceitos atuais de sustentabilidade, gestão cultural, economia criativa e sociedade em rede. E, com os artistas representantes de grupos do Festival em 2012, compartilham novos caminhos para transformar possibilidades em realidades. Os encontros acontecem no Memorial de Curitiba, no lounge da Vivo.
Programação
Dia 30/03, às 17h: Prognósticos da Contemporaneidade para o Teatro.
Com Ana Carla Fonseca, consultora, palestrante internacional e autora de vários livros referenciais em economia criativa; Luis Fernando Guggenberger, gerente da área de Debates e Conhecimento da Fundação Telefônica e autodidata sobre Redes Sociais e inovação; e Rômulo Avellar, consultor do Grupo Galpão e autor do livro O Avesso da Cena.
Dia 31/03, às 17h: Cultura e Mercado: Novos Conceitos?.
(A definir até amanhã)
Dia 01/04, às 11h: Sustentabilidade e Prospecções da Mostra Fringe.
(A definir até amanhã).