Na primeira semana de março de 2010, iniciou a produção da primeira montagem do espetáculo “Flash Back”, que tem estreia marcada para o dia 09 de abril, no Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante. A peça que é escrita e dirigida por Flavio Souza, roteirista do “Castelo Rá-tim-Bum”, “Sai de Baixo”, e do atual e “TV Xuxa”, que ainda traz no currículo um Jabuti em Literatura, o espetáculo expande as reflexões a respeito do papel social teatro.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
O projeto tem práticas que estimulam a formação de novos públicos, transformando o teatro em “sólido instrumento de aprendizado”. Para isso, a produção tem algumas estratégias.
Realizar workshops, direcionado para o público que estuda teatro, possibilitando que interessados conheçam e se envolvam no processo de criação de dramaturgia e tenham acesso a obra de Flavio de Souza.
Apresentações gratuitas destinadas a estudantes da Rede Pública de Ensino Médio acontecem as quartas e quintas.
“Outro aspecto importante deste espetáculo é o formato da concepção de estrutura cenográfica desmontável e removível diariamente, visando rapidez e viabilidade de manipulação pela equipe técnica para a adequação do espaço cênico”, explica Jewan Antunes, produtor do espetáculo.
Segundo ele, o formato da estrutura cenográfica removível facilita a circulação do espetáculo em diversas cidades do Estado do Paraná, e a livre adaptação cenográfica em variados estilos de teatros e espaços alternativos.
O texto
Versão crítica e bem humorada de uma história policial tipicamente inglesa da Era de Ouro, anos 20, 30 e 40 do século XX, “Flash Back” é, ao mesmo tempo, um genuíno “whodunit”. A trama envolve a platéia na busca pelo culpado para o assassinato de uma mulher rica, poderosa e má. Pistas falsas, diferentes versões para os mesmos acontecimentos, e as imprescindíveis reviravoltas apontam caminhos que nos levam a desconfiar de quatro suspeitos.
Tudo se inicia quando o mordomo chama um detetive da polícia porque achou sua patroa, uma famosa escritora, nua, morta, ensangüentada, assassinada em plena sala. Assim que o detetive chega, o mordomo começa a contar sua versão para os fatos.
Sua patroa estava sendo ameaçada por um famoso médico; uma outra mulher: atriz e rival; uma nobre de sexualidade ambígua; e o marido da atriz. Todos os quatro suspeitos tinham segredos e, portanto, motivos para cometer o crime.
O motivo de tal barbaridade era o medo de que segredos dos suspeitos viessem a público com a finalização da autobiografia que tal atriz estava escrevendo. Quando o detetive acha que a história do mordomo acabou, ele começa a contar outras possíveis versões para o assassinato, sendo que no final das contas, o próprio detetive passa a ser o suspeito do crime.
Uma comédia com todos os clichês das histórias policiais antigas, “Flash Back” é uma texto emocionante, intrigante e envolvente.
Serviço:
Teatro Guaíra – Auditório Salvador de Ferrante,
Temporada de 09 a 25 de abril:
Sexta e sábado às 21h e Domingos às 19h.
R$15,00 inteira – R$7,00 – meia entrada.
Ficha técnica
Texto e direção: Flavio de Souza
Produção: Jewan Antunes
Elenco: Ludmilha Nascarella, Luiz Goes, Luti Christóforo, Lia Comandulle, Marcio Pheper, Sabine Villatore.