Colecionando sucesso de público e crítica pelo país, o espetáculo Ensina-me a Viver, com direção de João Falcão, retorna a Curitiba em única apresentação. O espetáculo já emocionou mais de 150 mil pessoas em São Paulo e Rio de Janeiro em mais de 250 apresentações.
Fique por dentro do guia cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Ensina-me a Viver é uma das mais inusitadas e emocionantes histórias de amor do século XX. É a adaptação teatral do filme “Harold and Maude”, estrondoso sucesso de público e crítica, assinado por Coling Higgins. A peça teatral narra o encontro amoroso entre Harold (Arlindo Lopes) e Maude (Glória Menezes). Harold é um senhor de quase vinte anos, obcecado pela morte e Maude é uma menina de quase oitenta anos, apaixonada pela vida.
Sensível, inteligente e rico, Harold não conheceu o pai. Convive com uma mãe indiferente e autoritária, numa relação desprovida de qualquer contato afetuoso. Atormentado, Harold tenta chamar a atenção materna simulando tragicômicas tentativas de suicídio. A quase octogenária Maude, ao contrário, tem uma paixão incomparável pela vida. Aproveita cada segundo de sua existência como se fosse o último.
O contato entre esses dois não poderia ser mais inusitado e improvável, mas quando se encontram, a sintonia é imediata. Maude, cheia de alegria e positividade, ensina ao deslocado Harold os prazeres da vida e da liberdade. Ensina-me a Viver é uma tocante e bem-humorada história de descobertas, que leva o espectador a acreditar que simplificar a vida é o melhor caminho e que o amor continua sendo o melhor remédio.
”Quando assisti ao filme pela primeira vez na década de 70, pensei: Será que um dia vou conseguir fazer essa personagem, terei eu condições físicas e mentais, para interpretá-la?. Pois aqui estou, trinta anos depois, vivendo essa jovem senhora, que com suas travessuras, irreverências e muita sabedoria, ensina-me a viver .Espero conviver com ela durante muito tempo”, revela Glória Menezes.
Equipe
Treze personagens, representados por nove atores, abraçados pela encenação poética de João Falcão, um dos mais talentosos encenadores brasileiros da atualidade. À frente de grandes projetos em teatro, TV e cinema, João prima pela capacidade de modernizar os clássicos, sem perder em sensibilidade e o lirismo. Suas obras, sempre autorais e contemporâneas, fazem dele um dos mais respeitados diretores de sua geração.
Maude é Glória Menezes, um ícone das artes dramáticas que já alimentava o desejo de viver a personagem que personifica o prazer, a liberdade. O ator Arlindo Lopes, idealizador do projeto, guiado pelo desejo de viver esta história e interpretar Harold, encontrou na tradução inédita de Millôr Fernandes a sensibilidade e humor aproximando o texto teatral de sua versão cinematográfica, referência para muitas gerações. A direção de produção é de Maria Siman.
Serviço
Data: 25 de outubro (domingo)
Horário:19:00h
Local: Teatro Positivo – Grande Auditório
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Informações: (41) 3317-3107 e Disk Ingressos: (41) 3315 0808
Valores de ingressos: Variam de R$ 30,00 a R$ 90,00