Glória Menezes retorna a Curitiba com a peça “Ensina-me a Viver”, em cartaz no Teatro Positivo neste domingo, com um diferencial na bagagem: agora a atriz comemora 50 anos de carreira nos palcos, ao lado do jovem ator Arlindo Lopes, o Cesinha de “Da Cor do Pecado”. O encontro entre os dois artistas gerou uma química imediata. Glória interpreta Maude, uma octogenária que tem a alma de uma garota de vinte anos, enquanto que Arlindo vive Harold, um jovem obcecado pela morte. “Maude é irreverente, sabe viver a vida. Ela não se sente velha, ela tem uma filosofia de vida peculiar”, conta a atriz, por telefone.

A peça é uma adaptação do filme “Harold and Maude”, de Colling Higgins. Na versão estrelada por Glória, a direção fica por conta de João Falcão, que cria um ambiente lírico no qual a personagem ensina o jovem, e a todo o público, a viver. “Ela ensina tudo para ele, como aproveitar cada segundo da vida. Ela é uma exceção à regra”, explica Glória. “Eu admiro Maude e vejo que não tem como um jovem resistir à irreverência da personagem”, complementa. Sem esconder a satisfação em desempenhar este trabalho, a atriz está a dois anos em cartaz com a peça e já emocionou mais de 150 mil pessoas nas 250 apresentações realizadas apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O elenco é de primeiríssima e a peça é muito bem aceita pelo público. Quem assiste sai deslumbrado”, ressalta a atriz.
Mas de onde tirar tanta inspiração para compor uma personagem com tanta sabedoria para ensinar? Glória afirma que não se baseou em ninguém em especial, mas que sua tia tinha algumas características que se aproximavam à Maude. “Ela era alegre e também casada com um homem mais novo”, lembra. Completando 50 anos de carreira neste ano, a atriz, de 75 anos, garante não se sentir velha e demonstra ser um exemplo para quem tem dúvidas em como levar a vida. “Tenho meus dois bisnetos e não me considero velha, eu vivo minha vida do jeito que ela me proporciona. Apenas não me preocupo, eu sou assim”, fala. Parafraseando Maude, a atriz afirma que “o coração de quem não desiste de viver é sempre jovem”. Essa é apenas uma das reflexões que o espetáculo proporciona. Para quem ainda vê problemas e dificuldades na história pessoal, sugere-se que se leve um papel e caneta para anotar os ensinamentos de Maude, para quando sair do teatro saiba como levar uma vida mais leve.

Serviço
“Ensina-me a Viver”, com Glória Menezes. Dia 25, às 19h. R$ 90 e R$ 45. Teatro Positivo – Grande Auditório. Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido. Informações: (41). 3317-3107.