A genuína Commedia dell´Arte, esquema teatral da Itália de 1500, invade o Auditório Antônio Carlos Kraide (Portão Cultural), nos dias 9, 10, 16 e 17 de março (sábados e domingos), sempre às 16h, com a peça As Espertezas de Arlequim. A montagem, a cargo do grupo curitibano de teatro de rua Arte da Comédia, tem direção do italiano Roberto Innocente, que conta com o talento de sua trupe. A entrada é franca.

O texto foi elaborado com base no canovaccio – tradicionalmente uma espécie de roteiro sem falas, mas com enredo e ações determinados. No desenvolvimento da história, as improvisações colocam à prova a habilidade do ator, pois o contexto da apresentação tem influência definitiva no resultado final do espetáculo. Esse tipo de teatro usa técnicas acrobáticas e de mímica, acrescidas dos ‘lazz’ (jogos teatrais com ações cômicas), ao lado de invenções cênicas, comenta Roberto Innocente.

As Espertezas de Arlequim reúne três personagens principais: Arlequim, Pantaleão e Ricciolina. Ao longo da peça, os atores interpretam outros três clássicos personagens da Commedia dell’Arte – Doutor, Capitão e Bruxa. Nesse jogo de contínua transformação revela-se a técnica adquirida pelos integrantes do grupo Arte da Comédia, ao longo dos sete anos de pesquisa sobre essa modalidade de teatro, conduzida por Roberto Innocente. Tudo acontece diretamente em cena – sem nenhum auxílio técnico – e tudo é executado diretamente pelos atores. Não há músicas de cena, explica o diretor.

A peça é baseada na habilidade dos atores e na força das personagens. É uma comédia bem-humorada, cheia de piadas, ‘gags’ e acrobacias que, na construção física das personagens, alcança estágios de comunicação que vão além do texto e da palavra, finaliza Innocente.

Serviço:

Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural

Endereço: Av. República Argentina, 3.430 – Portão

Datas e horário: dias 9, 10, 16 e 17 de março de 2013 (sábados e domingos), sempre às 16h

Preço: Entrada Franca