De 19 a 21 de agosto, os catarinenses do Ronda Grupo de Dança e Teatro apresentam na Caixa Cultural de Curitiba, Socorro, espetáculo de dança contemporânea, baseado na obra do austríaco Peter Handke, autor de Gritos de Socorro (Hilferufe). A montagem faz um intercâmbio da dança contemporânea com o Teatro de Formas Animadas, promovendo um encontro entre as linguagens. A concepção e direção da peça ficaram a cargo de Zilá Muniz, em colaboração com os intérpretes-criadores: Egon Seidler, Karina Degregório, Paula Bittencourt e Vicente Mahfuz.
Nesta montagem, o corpo está sempre no limiar da necessidade de ajuda, e o conflito surge como uma condição humana. A ambientação e o figurino remetem a um conto de fadas, por meio de elementos lúdicos e poéticos. Os atores trabalham, simultaneamente, com a dança, o texto e a manipulação dos bonecos, que possuem o tamanho natural de um ser humano. Compõe o cenário ainda, a trilha sonora, com músicas de Steve Reich, compositor americano do movimento minimalista, completando a obra, que trata da degeneração e da fragilidade das relações humanas, onde as sensações e o tempo se distanciam do real.
Acreditamos que pesquisas, dessa natureza, que abordam o encontro entre diferentes linguagens artísticas, trazem, para o espectador, um olhar crítico a novas experiências estéticas, afirma a diretora.
Após as apresentações, o Ronda Grupo promove um bate-papo com o público sobre o processo de criação e pesquisa do grupo. A conversa aborda os elementos da cena e os modos de composição e trabalho, para aproximar o público dos artistas e promover um melhor entendimento da obra.
O grupo – O Ronda Grupo foi fundado em 1993, em Florianópolis (SC), por iniciativa de Diana Gilardengui e Diana Solari. Desde 2002, sob a direção de Zilá Muniz, vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa e investigação em dança contemporânea, com a improvisação como principal elemento.
Serviço:
Local: Caixa Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data e horário: de 19 a 21 de agosto de 2011 – sexta e sábado às 21h e domingo às 19h
Preços: R$ 10 e R$ 5