Neste espetáculo-instalação, o Homem Piano procura recobrar suas memórias propondo a experiência da construção e re-construção das mesmas com a participação da platéia num espaço/instalação em que teatro, ficção e realidade se misturam. No movimento entre lembrar ou esquecer sugerido no trajeto do espetáculo, questionamentos e inquietações silenciosas compartilhadas tecem a dramaturgia do espetáculo: Devo lembrar ou esquecer do afeto que me causa saudade, lembrar ou esquecer daquela humilhação inconfessável?. Para tanto, o público é convidado a acompanhar a trama, percorrer espaços, recordar fatos, situações e emoções passadas, e se quiser, ao final, poderá doar suas memórias ao personagem. Ao fazê-lo, o personagem tem a oportunidade de compor sua (nova) história e, ator e espectadores de vivienciarem a realidade da troca.
A pesquisa, iniciada em 2008 no projeto Narrativas Urbanas – interferências e contaminações, foi desenvolvida pelo núcleo de criadores da CiaSenhas a partir de fatos reais veiculados pela mídia. A proposição do ator Luiz Bertazzo em parceria com a diretora e autora Sueli Araujo ganhou em 2010 o formato de espetáculo viabilizado através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. Homem-Piano – uma instalação para a memória se propõe como uma outra possibilidade de experimentação da relação entre público e ator num espaço criado pra acolher a tessitura dessas relações, tanto da ficção quanto do próprio teatro.

A CiaSenhas de Teatro de Curitiba é um coletivo de artistas e pesquisadores que desde 1999 desenvolve trabalho continuado de pesquisa e criação teatral. Neste percurso a companhia tem se dedicado a investigar aspectos da cena narrativa através das proposições do intérprete-criador e da construção de texto teatral original em processos compartilhados de criação. Seus procedimentos artísticos incluem a pesquisa do corpo expressivo, do jogo e dos espaços de relação com a plateia. Estes princípios resultam em espetáculos que procuram discutir as contradições e os paradoxos das relações humanas contemporâneas.
Somam-se a eles a realização de ações que fortalecem o teatro de grupo e fomentam o encontro e o diálogo com o público como a Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, realizada anualmente desde 2005. Outro importante foco de atuação da CiaSenhas é o registro de seus processos criativos. Em 2007 a companhia lançou sua primeira publicação ANTÍGONA reduzida e ampliada – processos e diálogos (Prêmio Myriam Muniz) e em 2008 publicou o processo de pesquisa do projeto Narrativas Urbanas – interferências e contaminações. Integram a CiaSenhas de Teatro: Anne Celli, Ary Giordani, Cinthia Kunifas, Greice Barros, Luiz Bertazzo, Marcia Moraes, Neto Machado e Sueli Araujo.

Serviço
Homem Piano – uma instalação para a memória – De 19 a 29/04
Local: CiaSenhas de Teatro
Rua São Francisco, 35 – Centro. Quinta a domingo às 20h. Entrada Franca