A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo lítero musical O Som dos Meninos Quietos, de 15 a 17 de outubro. O projeto foi idealizado pela artista plástica Selma Maria e pelo músico Jean Garfunkel e tem a participação dos músicos Joana Garfunkel, João Paulo Amaral e Sérgio Bello. A canção popular, a contação de histórias e a infância sertaneja são os atalhos para percorrer as veredas literárias de João Guimarães Rosa.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
O Som dos Meninos Quietos funde música e literatura, focando a infância criativa da criança sertaneja, que inventa os próprios brinquedos e usa e abusa da imaginação. Selma Maria resgata esse jeito de brincar, pois a criança do sertão, distante dos grandes centros, desenvolve uma capacidade de improvisação e criatividade raras na infância urbana. O espetáculo coloca o menino e a menina no papel de protagonistas de suas próprias brincadeiras.
A pesquisa literária sobre a infância na obra de Guimarães Rosa foi a inspiração para a criação de O Som dos Meninos Quietos, cujo nome se origina da declaração do escritor: Ainda hei de escrever um pequeno tratado de brinquedos para meninos Quietos. O show desmistifica a figura de Guimarães Rosa, mostrando-o como o menino do sertão: quieto, imaginativo, inventor de histórias e de brinquedos.
As canções e textos originais, que complementam o clima de brincadeira, ilustram de maneira poética e divertida a aventura cotidiana da criança do sertão em seu eterno brinquedo de imaginar.
Ficha Técnica
Concepção: Selma Maria e Jean Garfunkel
Composições: Jean e Paulo Garfunkel
Textos e adaptações: Selma Maria
Músicos: Jean Garfunkel, Joana Garfunkel, João Paulo Amaral e Sérgio Bello
Serviço
Música: O Som dos Meninos Quietos
Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Data: De 15 a 17 de outubro
Horário: sexta 19h e sábado e domingo 17h
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)
Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo
Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural