O Teatro da Caixa apresenta dois textos europeus na edição de 14 de abril do projeto XX Narrativas do Século XX. Seda e Poemas/Tarde de um Fauno de Alessandro Baricco e Stéphane Mallarmé, respectivamente, expõem a singularidade do pós-modernismo italiano e do simbolismo francês. O som que acompanha é o da harpa de Felipe Aires, com direção de Olga Nenevê e mediação de Sandra Stroparo.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
Dando continuidade ao projeto de leituras na Caixa, XX Narrativas do Século XX propõe uma leitura mensal durante todo o ano de 2010, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o contador de histórias, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.
Alessandro Baricco
Alessandro Baricco é um dos principais autores contemporâneos da Itália. Nascido em Turim, em 1958, estreou na literatura aos 33 anos. Considerado um escritor pós-moderno, Baricco utiliza os recursos da narrativa oral para amarrar sua obra, especialmente as repetições, esbaldando a delicadeza e a sensualidade da literatura oriental. Dentre as obras mais famosas estão Oceanomar, Sem Sangue, Esta História e Seda. O autor já recebeu os prêmios Médicis Étranger (França), Selezione Campiello Viareggio e Palazzo al Bosco (Itália).
Seda é a história de um comerciante de seda que vive na França. Não tendo mais como obter a matéria-prima na região em que vive, devido a uma praga que assola a região, o comerciante é obrigado a ir ao Japão, atravessando o mundo e vivenciando a diversidade cultural do século XIX.
Stéphane Mallarmé
O poeta Stéphane Mallarmé, nascido em 1842, é um grande nome do simbolismo francês. Sua obra é ambiciosa e hermética, caracterizada como um divisor de águas da poesia do século XIX. A inversão das sintaxes, recurso primordial, ressalta a dificuldade da compreensão, influência de Charles Baudelaire.
A obra Poesias reúne diversos poemas do autor e representa toda sua trajetória artística. O poema A Tarde de um Fauno possui uma poderosa estrutura verbal, na qual a inversão sintática é tamanha que beira a incompreensão. A obra, singular, é considerada um marco na história do simbolismo.
Ficha Técnica
Coordenação do projeto: Mauro Zanatta
Curadoria: Flávio Stein
Direção de Produção: Leandro Daniel
Serviço
Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Alessandro Baricco e Stéphane Mallarmé
Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: 14 de abril
Horários: quarta 20h
Ingressos: 01 (um) livro não didático
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos