Kataklò faz única apresentação em Curitiba

Companhia italiana apresenta “Light” neste sábado, no Guairão

Redação Bem Paraná

Light é o nome da nova coreografia da companhia italiana Kataklò Athletic Dance Theatre, que faz sua estréia mundial no Brasil e chega a Curitiba para única apresentação, neste sábado (21), no Teatro Guaira.

A apresentação, como o nome sugere, tem a luz como protagonista absoluta. Uma luz forte e poderosa como os corpos que a refratam; uma luz leve, solta, sinuosa, como os gestos e movimentos de seus oito extraordinários artistas, dirigidos, como sempre, por Giulia Staccioli, fundadora do grupo e a mente criadora de todos os seus trabalhos. O espetáculo tem assinatura de Verinha Walflor.

Nesse novo espetáculo o público curitibano poderá ver de perto o desenvolvimento de cenas com luz, luminosidade, mas também agilidade, facilidade, ausência de peso e, ao mesmo tempo, frivolidade, liberdade. Tudo isto é Light, um espetáculo que vai assombrar não somente pela forma estética, mas também pela extraordinária potência física e visual dos seus intérpretes.

Assim é o Kataklò Athletic Dance Theatre, uma companhia de dança italiana, formada apenas por ex-atletas, jovens campeões mundiais e olímpicos, que se reuniram para ir além dos limites permitidos pelas competições esportivas, romper normas impostas em ginásios e estádios.

Ex-ginasta e integrante do grupo americano Momix, a diretora Giulia Staccioli levou sua experiência acumulada em exercícios acrobáticos para a Kataklò, que também tem como marca a combinação de dança contemporânea e vigorosos movimentos. Ela adianta que o espetáculo Light exprime ao mesmo tempo leveza e luminosidade, e o faz em perfeito estilo da companhia.

 As atmosferas se fazem rarefeitas e o peso da razão, como o do corpo, encontram-se suspensos. É a preciosa alquimia entre a energia de ruptura do gesto atlético e a harmoniosa intensidade da dança a dar ao mesmo tempo frescor e força ao espetáculo. Figurinos, iluminação, invenções cênicas, tudo contribui para criar uma atmosfera mágica e surreal, comenta Giulia.

No palco do Guairão os artistas vão se apresentar flexionando e impulsionando seus corpos. Em cena eles reestruturaram seus movimentos atléticos e acrobáticos, adquiridos em anos de treinamento, e os transformaram em arte para as multidões. Aqui, a vocação atlética afirma a condição de domínio, rigor e precisão – tudo acrescido, através da dança, de uma roupagem contemporânea, ao mesmo tempo subversiva e sensual, e temperado com uma boa dose de humor.

SERVIÇO

ocal: Guairão

Endereço: Praça Santos Andrade, s/nº – Centro

Data e horário: 21 de maio (sábado), às 21 h

Preço: R$70 (preço único)