Los Pájaros Muertos abre oficialmente o festival

Nem o clima ruim estragou o espetáculo

Bem Paraná

O Festival de Curitiba abriu ontem oficialmente sua programação ao público com a apresentação de Los Pájaros Muertos no Largo da Ordem. Nem o clima ruim estragou o espetáculo. Produzido pela companhia espanhola La Veronal, o espetáculo conta a história da vida e obra de Pablo Picasso. O espetáculo traz uma proposta ambiciosa: com música, dança e teatro, conta a história de um dos maiores artistas do século 20, Pablo Picasso, em meio a um século movimentado na Espanha (franquismo, guerras, produção intelectual).
Picasso viveu 92 anos. O jovem diretor e coreógrafo Marcos Morau resumiu toda essa riqueza cultural em um espetáculo de 50 minutos.
O bombardeio proposto por Morau é deliberadamente exagerado. Fomos muito atrevidos, garante ele. Tanya Beyeler, atriz e assistente de direção, antecipa que histrionismo e hiper-realismo permeiam toda a apresentação. O nome do espetáculo, Los Pájaros Muertos (Os pássaros mortos), é uma alegoria à longevidade do pintor, que ao longo da vida viu muitos de seus amigos partirem.
Hoje tem mais uma apresentação gratuita  Bebedouro do Largo da Ordem,às 20 horas.