Após várias temporadas de sucesso, volta em cartaz o espetáculo “Macho Não Ganha Flor”, adaptado do livro homônimo de Dalton Trevisan. Desta vez o espetáculo será exibido em curta temporada no palco do Teatro HSBC.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
O espetáculo teve grande destaque no troféu Gralha Azul em 2008, tendo recebido diversas indicações: espetáculo, direção, sonoplastia e iluminação, categoria em que foi vencedor, com a bela luz criada pelo premiado iluminador curitibano. Beto Bruel.
O convite para a nova temporada, partiu da diretoria do Teatro HSBC, devido à relevância da obra de Dalton aliada à grande qualidade do espetáculo, que estreou em março de 2008 e desde então, já foi exibido em diversos teatros, não só em Curitiba, mas também no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde foi visto pelo crítico teatral Alberto Gusik, que escreveu o seguinte comentário sobre o espetáculo: fui ver um espetáculo arrepiante, ontem: “macho não ganha flor”, reunião de pequenas histórias de Dalton Trevisan interpretadas pelo ator marino júnior. O espetáculo tem bela luz de Beto Bruel e atuação competentíssima de Marino Jr., que vive diversos tipos criados pelo “vampiro de curitiba”, saí encantado com o trabalho desse ator inteligente, refinado, dono de um variado repertório. Os textos são instantâneos, o espetáculo termina rápido demais, do ponto de vista do espectador. Quem puder não perca Macho Não Ganha Flor”.
A estrutura do espetáculo, concebido a partir de contos selecionados pelo próprio autor, traz um único ator que encarna os diversos personagens da Curitiba de Trevisan. Comédia e tragédia se misturam através da visão de Nelsinho, um de seus personagens mais marcantes.
O espetáculo segue a trilha de sucesso do espetáculo “O Vampiro Contra Curitiba”, também produzido pela Cia. Máscaras de Teatro, a partir do universo do contista curitibano.
A maioria dos contos do espetáculo são retirados do livro homônimo e de alguns outros famosos publicados pelo autor, contudo, há também no espetáculo alguns contos inéditos, especialmente selecionados por Dalton entre sua obra ainda não publicada, para o espetáculo. Os contos focam temas contundentes como a violência, inclusive nos relacionamentos homem/mulher.
Encenar Dalton é um grande desafio, pois é um escritor inquieto e inquietante, e acaba por nos jogar numa rede de questionamentos que em estruturas dramatúrgicas mais comuns, seriam mais facilmente respondidos, como por exemplo, quem é o mocinho e quem é o vilão, quem ama e quem odeia; as personagens de Dalton extrapolam esses conceitos muito rígidos e nos fazem mergulhar em um universo de multiperspectiva, comenta João Luiz Fiani diretor do espetáculo, que além de O Vampiro Contra Curitiba, estreou recentemente “Virgem Louca, Loucos Beijos”, novo espetáculo sob sua direção, também com textos de Dalton Trevisan e que está atualmente em temporada no Teatro Lala Schneider.
Dalton Trevisan, considerado o mais importante contista brasileiro, já havia conquistado notoriedade internacional quando seu livro ‘Macho Não Ganha Flor’ foi um dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa em 2007 e que foi premiado com o segundo lugar. O livro reúne 22 contos no estilo que consagrou o contista como um dos maiores e mais peculiares autores do Brasil.
O espetáculo tem a estrutura de monólogo, interpretado pelo aclamado ator paranaense Marino Jr., que já integrava o elenco de O Vampiro Contra Curitiba. ‘É muito desafiador para um ator, interpretar textos que não foram especificamente escritos para teatro e sim adaptados à linguagem teatral. Quando se trata do universo de Dalton Trevisan, esse desafio se agiganta, pois é um autor contundente, seus personagens são diretos, não mandam recados. Um texto ao mesmo difícil e muito prazeroso, conclui Marino Jr. ator que encara o difícil desafio.
A temporada do espetáculo vai de 07 a 16 de maio, sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h, no Teatro HSBC em Curitiba.
Serviço
Textos de Dalton Trevisan com direção de João Luiz Fiani. O ator Marino Jr. interpreta diversos personagens do universo de Dalton Trevisan. Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h no Teatro HSBC, curtíssima temporada de 07 a 16 de maio. Duração: 60 minutos. Classificação etária: 12 anos. Ingressos – R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)