Entre os dias 5 e 8 de maio, Curitiba será a sede da terceira edição da competição Passo de Arte Sul. O evento traz uma programação dedicada às diversas vertentes da dança e recebe perto de mil bailarinos de todo o Brasil.

A competição é uma oportunidade dos bailarinos receberem uma indicação para o Youth America Grand Prix Brasil – concurso que escolhe os candidatos brasileiros que representam o Brasil em Nova Iorque –, além de vagas pra a 19ª edição da competição internacional na cidade de Indaiatuba em São Paulo.
 
É a segunda vez que o evento tem a capital paranaense como sede, sendo um estímulo para que os bailarinos locais integrem a competição, além de poderem fazer parte das oficinas de dança com nomes importantes no cenário nacional. O evento funciona como uma vitrine do que está sendo feito na área e é uma oportunidade para o público assistir a diversos espetáculos.

ABERTURA – A Carioca Mayara Magri, de 16 anos, vencedora em 2011 dos dois maiores concursos de dança do mundo  – Youth America Grand Prix de NY e o Prix de Lausanne na Suíça –  abrirá a competição do Passo de Arte Sul, com a variação de  “Cisne Negro” e o solo livre Hack Tah.
 
Mayara antes de vencer estes concursos foi indicada como a melhor bailarina do Passo de Arte Minas em junho de 2010 onde ganhou indicação para o Youth America Grand Prix de Nova Iorque.

O filme Cisne Negro, estrelado por Natalie Portman, mostra uma bailarina obcecada pela perfeição e o preço desta busca. Mayara nesta variação interpreta o Cisne Mau, “então você tem que trabalhar a parte da sedução, porque  ela seduz o príncipe, conta a bailarina.”  A personagem se perde em alucinações e fica louca. Por esta interpretação Natalie Portman ganhou o Oscar de Melhor Atriz.

Mayara  ganhou o que mais queria: uma bolsa de estudo para o Royal Ballet School, em Londres. Esta é a ultima oportunidade de ver a jovem bailarina em palcos brasileiros antes de embarcar para Londres. Ainda no solo livre Hack Tah a jovem mostra toda a versatilidade e a ginga em um trabalho diferente da variação de repertório.

SERVIÇO

Local: Teatro Positivo

Endereço: Pequeno Auditório e Sala de Eventos

Quando: De 05 a 08 de maio

Preço: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 meia

Confira a programação:

Pas de Deux  – variações de repertório e conjuntos de repertório

Data e horário: 5 de maio (quinta-feira), às 19h

Grand Pas de Deux – conjuntos de clássicos livre e conjuntos de contemporâneo

Data e horário: 6 de maio (sexta-feira), às 19h

Solos, Duos e Trios Clássico – conjuntos de estilo livre

Data e horário: 7 de maio (sábado), às 19h

Solos, Duos e Trios Clássico – conjuntos de Jazz

Data e horário: 7 de maio (sábado), às 19h

Solos, Duos e Trios Livre – conjuntos de danças urbana, conjuntos de danças populares
e conjuntos de sapateado

Data e horário: 8 de maio (domingo), às 17h