O Teatro da Caixa apresenta, de 06 a 08 de agosto, o espetáculo de dança Mané Gostoso, uma homenagem a Luiz Gonzaga, um dos maiores ícones da música brasileira. A interpretação fica a cargo da companhia paulista Ballet Stagium e a trilha sonora conta com os pujantes acordes do grupo pernambucano Quinteto Violado.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
A companhia é detentora de uma pesquisa comprometida com temas essencialmente brasileiros. A direção teatral de Marika Gidali e as coreografias de Décio Otero realizam uma leitura moderna da cultura popular do nordeste. São momentos de intensa atividade musical e de coreografias vigorosas, expressas nos corpos dos bailarinos e no corpo dos músicos, envolvendo a plateia em interpretações diferenciadas do universo regional, conta a diretora.
Genuinamente nacional e de forte identidade nordestina, o espetáculo é a expressão das raízes brasileiras, marcada pelo bom humor, pela grandeza poética e pela simplicidade. Achamos por bem unir a música do Quinteto Violado que, como o Stagium, comemora 39 anos em prol da dança e da música brasileiras, diz Décio Otero.
O título Mané Gostoso é uma alusão ao boneco feito em madeira, brinquedo infantil facilmente encontrado nas feiras nordestinas e que tem pernas e braços movimentados por meio de cordões. São momentos de intensa atividade musical e de coreografias vigorosas expressas nos corpos dos bailarinos, envolvendo a plateia em interpretações diferenciadas do universo regional, explica a diretora Marika Gidali.
Ballet Stagium
A Companhia Ballet Stagium surgiu em São Paulo, em 1971. Em suas criações utiliza vertentes universais da dança com aspectos tipicamente brasileiros, conquistando um vasto público avesso, até então, às manifestações coreográficas.
As produções são adaptáveis aos mais diversos tipos de espaços e, podem ser executadas em favelas, em pátios de escolas, em palcos flutuantes, no chão batido e nos presídios. Os diretores Marika Gidali e Décio Otero no desenvolvimento de pesquisas em linguagens da dança desde 1974, além de coordenar e ministrar palestras e conferências aos amantes da arte da dança.
Quinteto Violado
O grupo pernambucano, que se apresentou no Teatro da CAIXA em maio, surgiu como uma proposta cultural de valorização da cultura regional na música brasileira. O grupo viveu três momentos: o resgate e leitura dos temas dos folguedos populares; a elaboração de uma nova interpretação dos clássicos da música nordestina e a composição autoral. O Quinteto surgiu com o reencontro de músicos que participaram de movimentos culturais de Pernambuco e que já estavam recebendo influência das mais diversas correntes musicais da época, conta o músico Marcelo Melo. O cancioneiro de Luiz Gonzaga faz parte da identidade cultural nordestina e para nós é a influência mais autêntica desta cultura, tanto que está impregnada na história de vida do grupo, completa Melo.
Serviço:
Dança: Mané Gostoso
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR
Data: de 06 a 08 de agosto
Horários: sexta e sábado 21h e domingo19h
Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)