Com um espetáculo aclamado pela crítica internacional e que foge aos parâmetros convencionais do teatro; a atriz, diretora e autora paranaense Denise Stoklos volta ao Paraná, sua terra natal. A atriz, que já se apresentou em trinta e um países, representando as peças de sua autoria em sete idiomas diferentes, traz à Curitiba a peça Mary Stuart, trabalho que estabeleceu as bases do chamado Teatro Essencial – conceito dramatúrgico criado por Stoklos. O espetáculo, que estreou em Nova York e, desde então, tem seguido por turnê internacional e nacional, chega à Curitiba em apresentação única.
Fique por dentro da programação do espetáculo.
Por meio de uma coletânea de variados textos consagrados sobre a rainha da Escócia, Denise Stoklos encena, simultaneamente, Mary Stuart – aprisionada e condenada à morte – e sua prima Elizabeth I – a rainha da Inglaterra. O cenário é o despojamento do palco. Paredes vazias, apenas uma cadeira em cena. Dessa forma, o público acompanha Mary Stuart encarcerada em uma masmorra. No instante seguinte, sem mudança de figurino, aparece a rainha Elizabeth I. Logo depois, o espectador se encontra na atualidade, quatrocentos anos após, em situação de poder similar, quando o humor toma conta da cena.
Esta forma inovadora de atuação é o reflexo do que Denise Stoklos designa de Teatro Essencial, aquele que utiliza o mínimo de recursos materiais e o máximo dos próprios meios do ator: o corpo, a voz e o pensamento. Durante uma hora e quinze minutos a atriz prende a atenção do público com muito humor, palavra e gesto num espetáculo que não tem tempo cronológico, dimensão espacial ou geografia determinada.