Espetáculos Brincadeiras

‘Memórias do Palhaço Amoroso’ em Curitiba

Peça promove a valorização da produção cultural curitibana dirigida à infância

Redação Bem Paraná

Aprendizado, diversão e conscientização social são a essência da nova montagem de Fátima Ortiz e do Pé no Palco Atividades Artísticas. Além de abordar de forma mágica temas do imaginário infantil, ‘Memórias do Palhaço Amoroso’ promove a valorização da produção cultural curitibana dirigida à infância e a garantia do acesso à cultura por todas as crianças.
     
O espetáculo está em temporada de 27 de setembro a 12 de outubro no Teatro Guaíra, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) e nos dias 14 a 18 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer (MON), de duas formas: durante a semana com apresentações especiais gratuitas para escolas da rede municipal e estadual de ensino.
     
O acesso a todas as crianças é garantido pela parceria fixada com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação. A estimativa é que mais de 10 mil alunos da rede pública de educação assistam ao espetáculo neste mês. Outra forma de incentivo é a fixação do ingresso popular a R$2,00, para o público em geral. “Acreditamos na arte como fator de transformação social e, sendo assim, uma parceria estabelecida entre os artistas e o governo, pode aumentar o alcance da arte local e proporcionar a celebração do teatro e da cultura a quem mais necessita”, explica a diretora Fátima Ortiz.
     
A montagem do espetáculo vem dar continuidade às atividades realizadas por Fátima Ortiz há mais de 30 anos, como referência nacional na criação, produção e direção de espetáculos infantis. Contemplado no Edital Oracy Gemba de Fomento à Literatura Dramática do Fundo Municipal de Cultura de Curitiba, ‘Memórias do Palhaço Amoroso’ já foi apresentado em leitura dramática no Teatro Novelas Curitibanas em 2007, e seu texto publicado pela Fundação Cultural de Curitiba.

A história
     
Um palhaço está de malas prontas. Para onde ele vai? Brincando com seus pensamentos, sentimentos e inspirações ele une suas memórias, conta do seu presente e vai revelando o motivo da viagem: seu amigo que vinha visitá-lo não vem mais, então ele vai encontrá-lo para folhearem juntos o livro de suas lembranças. Infância, amizade, amor e as coisas essenciais desenham seus planos futuros e lhes dão boa viagem!
     
‘Memórias do Palhaço Amoroso’ quer mostrar situações onde a criança se identifique e reviva a linguagem das suas experiências. A proposta do texto busca enaltecer as capacidades humanas da memória e das lembranças como forma de reconhecimento da subjetividade – dos nossos valores e potenciais – frente a um mundo tecnológico e virtual.
     
O espetáculo busca a integração dos aspectos lúdicos, mágicos e reais que recheiam a história, numa encenação inovadora e criativa, além de compreender o nível de importância que a criança dá às coisas por estar num processo constante de compreensão e apreensão do mundo. A ênfase no imaginário pode suprir os vazios de sentido da criança, vazio que a civilização provoca.

Ficha técnica
Texto e direção – Fátima Ortiz
Composição Musical – Rosy Greca
Elenco – Pedro Bonacin, Maíra Lour e Daniel Kleiber
Cenário – Alfredo Gomes
Figurinos – Giórgia Conceição
Iluminação – Beto Bruel
Produção Executiva – Daniel Kleiber
Empreendimento e Produção – Pé no Palco Atividades Artísticas.

Serviço
‘Memórias do Palhaço Amoroso’, de Fátima Ortiz
De 27 de setembro a 12 de outubro, sábados e domingos, às 16h
12 de outubro – Dia das Crianças, às 11h e 16h, no Teatro Guaíra (Guairinha)
De 14 a 18 de outubro, de quarta a sexta-feira às 10h e 14h, sábado e domingo às 11h e 16h, no Museu Oscar Niemeyer (MON)
Informações (41) 3029-6860.