Há três anos sem se apresentar no Brasil a companhia Mummenschanz volta para uma turnê que chega à Curitiba no dia 24 de novembro, terça-feira, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº).

Os ingressos para o espetáculo The Best of Mummenschanz – que vai apresentar o melhor de uma inusitada companhia que mistura circo, teatro, fantoches e comédia dell’arte -, já estão à venda na bilheteria do teatro.

Uma referência cultural, talvez a mais importante do mundo quando o tema é teatro de máscaras, o grupo reúne nesta apresentação os melhores momentos de seus 37 anos de carreira.

Em cena, o palco transforma-se em uma grande caixa escura. Cheios de humor, cubos dançam no ar, bocas e mãos gigantescas se materializam, figuras geométricas surgem e desaparecem, canos se contorcem, plásticos viram ondas, do escuro surge um mundo colorido em constante movimento.

A arte, que é capaz de surpreender a cada nova idéia, leva a assinatura do Mummenschanz, uma inusitada companhia que nasceu na Europa em 1972, surgida das idéias de dois estudantes de artes suíços, que queriam levar algo inovador para o palco.

Em plena efervescência cultural dos anos 70, quando a ordem do dia era transgredir, eles puseram o pé na estrada e, literalmente, ganharam o mundo.

A história do Mummenschanz

Bernie Schürch e Andres Bossard eram apenas dois estudantes cheios de idéias na cabeça quando resolveram criar o grupo em 1972. Logo juntou-se a eles a italiana Floriana Frassetto.

No começo, tudo se resumia a um carro cheio de malas, muito material diferente e pé na estrada para participar de todos os festivais e se apresentarem em qualquer espaço onde lhes fossem dadas oportunidades.

Mas não demorou muito para que a arte do trio encantasse o mundo. Em 1973, já faziam sua primeira turnê norteamericana e, na seqüência, passariam pelo Canadá e alguns países da América do Sul.

A rapidez do sucesso do Mummenschanz surpreendeu o próprio grupo. Apenas quatro anos depois de sua primeira turnê americana, eles chegaram aos palcos da Broadway, onde ficaram em cartaz por quatro anos, com sucesso absoluto.

Era o primeiro grupo performático e silencioso a ocupar um palco no local. Viajando por todo o mundo, apresentando-se em escolas e universidades, o grupo começou a crescer – era preciso criar novos artistas, aumentar os quadros para dar vazão a todos os convites.

O Mummenschanz estava em todos os programas de TV – dos Muppets Shows ao David Letterman e seus compromissos profissionais incluíam agendas dos EUA ao Oriente. Bernie, Andres e Floriana resolveram treinar novos atores e permitir ao grupo realizar compromissos simultâneos.

No começo dos anos 90, o Mummenschanz havia conquistado definitivamente seu lugar sob os holofotes. Seu repertório de improvisações crescia e abrangia a utilização de qualquer material que resultasse em um bom retorno cênico – de metais a papel higiênico.

A diversidade do palco refletia-se na carreira – eles se apresentavam em espaços abertos, exposições, eventos públicos, teatros de arena, montagens experimentais, instalações de artistas plásticos.

Eram vistos em participações no cinema, enfeitavam videoclipes, e se tornaram os garotos-propaganda da AT&T, para quem desenvolveram uma série de spots publicitários para a TV. É desta época sua histórica temporada de dois anos no badalado Joyce Theather de Nova Iorque.

Em março de 92, tudo mudou com a morte de Andréas, vitimado pela Aids. Bernie e Floriana, abalados pela tragédia, recolheram-se durante um ano. Durante este período, o grupo apenas cumpriu compromissos profissionais pré-agendados. Em 1993, voltaram à ativa, com a compania de um novo membro, o americano John Charles Murphy, e um novo espetáculo “Mummenschanz Parade”.

“A morte de Andres foi terrível para nós, mas quando saímos disto encontramos uma nova arte, a possibilidade de lidar com novos materiais, um trabalho mais amadurecido e mais emocional. Foi um crescimento para nós” lembra Floriana. Desde então, o grupo pode ser visto em vários comerciais de campanhas de prevenção à Aids e ganhou ainda um quarto membro principal, Raffaella Mattioli.

O Mummenschanz possui hoje dois teatros próprios, um nos Estados Unidos e um na Suíça, além de um centro de criação que funciona como ateliê coreográfico. Para sua nova turnê brasileira eles chegam ao país com a presença dos cinco principais membros da trupe – Bernie, Floriana e Raffaella, o também performer Jakob Bentsen e o iluminador Ueli Riegg.

Serviço:

Mummenschanz – Espetáculo de teatro de bonecos. Dia 24, terça-feira, às 21 horas, no Guairão (Praça Santos Andrade, snº).

Os ingressos custam R$100 (platéia), R$80 (1º balcão) e R$60 (2º balcão). 20% de desconto para o Cartão Fidelidade Teatro Guaíra e/ou cartão do Clube do Assinante da Gazeta do Povo no preço de inteira e não cumulativo com outras promoções ou descontos beneficiados por lei, na compra de um ingresso válido somente para o titular do cartão.

O ponto de venda é a bilheteria do Guairão (Praça Santos Andrade, s/nº). Mais Informações: 3304 7900 ou 3304 7982) ou pelo DiskIngressos: 3315 0808 www.diskingressos.com.br. Não serão aceitos cheques.

 O espetáculo tem assinatura de Verinha Walflor.

O tempo do espetáculo é de 1h20m. Classificação: livre.