A edição do Teatro para o Povo deste mês será no domingo, dia 27 e apresenta mais três espetáculos com entrada franca. No Guairão a Orquestra Harmônica de Curitiba vai apresentar uma manhã musical. No Guairinha a  Cia. Verás Atores Mirins traz ao palco a peça teatral A Revolta dos Zíperes e no Miniauditório mais um espetáculo musical com o Grupo Viola Quebrada. As apresentações terão início simultâneo, às 11h.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A Orquestra Harmônica de Curitiba, que estará no Guairão é um dos únicos grupos do gênero. Formado  1979, por apaixonados pela gaita de boca e que tiraram do instrumento os mais variados sons.

Temas como Tico-tico no fubá, Brasileirinho e Aquarela do Brasil são algumas das composições que já ganharam roupagem nas harmônicas da orquestra.  A direção musical é de Jonas Bach.

No Guairinha, A Revolta dos Zíperes traz a história narrada  pelas próprias personagens, contanto sua vida. Um dia, cansados de serem maltratados, machucados, ignorados, os Zíperes de malas, de bolsas, de calças, de carteiras, de estojo, etc, se reúnem para demonstrarem suas insatisfações e assim combinam fazer uma revolução, tomando uma decisão muito importante e que deixou muita gente no maior sufoco.

A  Cia. é formada por um elenco de crianças e adolescentes, e há 14 anos tem como objetivo principal descobrir e formar novos talentos.

O espetáculo também, transmite uma bela mensagem de solidariedade e de como as pessoas podem resgatar a gentileza do dia-a-dia, tanto com os objetos, com a natureza.

Direção Geral e Sonoplastia: Orly Veras. Assistente de Direção, Figurino e Maquiagem: Isabelle Crystina. Iluminação: Mara Mocrosky. Elenco de Atrizes Mirins: Alice Guerra, Barbara Nieviadonski, Beatriz Moura, Bruna Diz, Caroline Lazzari, Heloisa Scarinci, Julia Fontão, Julia Rotstein, Malu Cordeiro, Heloisa Scarinci, Mariana Lopes, Martina Silvestri e Natália Rocha.

No Miniauditŕorio o show do Grupo Viola Quebrada apresenta um apanhado de músicas que são importantes para o repertório caipira e para a própria história da música sertaneja como Moda da Pinga de Ochelsis Laureano, eternizada pela interpretação de Inesita Barroso, Sertaneja de Renê Bitencourt que fez muito sucesso com Cascatinha e Inhana, Cabecinha no Ombro, outro grande clássico caipira de autoria de Paulo Borges, Flor do Cafezal” do paranaense de Ribeirão Claro, Luis Carlos Paraná, Amanheceu, peguei a viola de Renato Teixeira, Tocando em frente de Almir Sater, entre outras. A este repertório clássico juntaram algumas composições próprias como Meus Retalhos de Rogério Gulin, Oswaldo Rios e Etel Frota.

Esta formação de violão e viola retoma os arranjos originais das duplas caipiras, onde só os dois instrumentos se juntavam às vozes  duetadas para interpretar as canções.

Neste show, Margareth Makiolke, Oswaldo Rios e Rogério Gulin, integrantes do Grupo Viola Quebrada. Elenco: Margareth Makiolke – voz e violão; Oswaldo Rios – voz e violão; Rogério Gulin – viola caipira

Serviço: Teatro para o Povo. Dia 27 às 11h. Guairão: Orquestra Harmônica de Curitiba. Guairinha: A Revolta dos Zíperes. Miniauditório: show do Grupo Viola Quebrada. Todos com entrada franca. Os ingressos são entregues 1 hora antes do início dos espetáculos.