“Nossa Cidade” nos palcos do Lala Schneider

Texto conta o cotidiano pacato de uma pequena e imaginária cidade do interior dos Estados Unidos

Redação Bem Paraná

“Nossa Cidade” é um dos principais textos da dramaturgia norte americana. Escrita em 1938 por Thorton Wilder (1897 – 1975), a peça tornou-se montagem obrigatória no repertório das principais companhias dos EUA. O texto conta o cotidiano pacato de uma pequena e imaginária cidade do interior dos Estados Unidos, localizada mais precisamente no estado de New Hampshire. A peça está em cartaz de sexta a domingo, até 27 de fevereiro, no Teatro Lala Schneider.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba e Litoral no Bem Paraná.

Uma vida simples como em qualquer pequena cidade ao redor do mundo, mas que acaba servindo de espelho para sérias reflexões sobre o comportamento humano, acerca de alguns dos principais fatos da vida, como casamento, morte e outros tantos aspectos até muito mais simples, mas igualmente significativos, mas aos quais não damos a devida importância no transcorrer de nossas vidas.

Contada em linguagem de meta teatro, conduzida por dois diretores de cena que vão ao longo do espetáculo definindo aos atores seu posicionamento em cena, e a ordem não necessariamente cronológica dos fatos, a peça foi inovadora em sua época na forma de escrita, na qual já vem traçada a base da encenação, a qual vem sendo respeitada por todos que a dirigiram desde sua estréia em 1938, ano em que o texto foi vencedor do prêmio Pulitzer, uma das mais consagradas premiações da literatura americana.

O respeito às definições de encenação traçadas pelo próprio autor no texto, não impediu ao diretor Marino JR. De criar uma linguagem moderna e dinâmica para o espetáculo. procurei seguir todas as indicações do texto, porém dando a cada detalhe um aspecto de contemporaneidade em termos de encenação, criando antes de mais nada, um espetáculo visual e esteticamente surpreendente e ao mesmo tempo extremamente simples, para quem assiste, explica o diretor.

Encabeçam o grande elenco do espetáculo, alguns nomes já bem conhecidos do público curitibano, como Rogério Bozza, Simone Klein, Jader Alves, Sonia Bacila, Anna Rafaela Bacila, Erick Alessandro e Joel Vieira. A peça faz temporada de sexta a domingo às 21h até o dia 27 de fevereiro.

Serviço

Texto de Thorton Wilder e direção de Marino Jr. A peça mostra o cotidiano de uma pacata cidade de interior, que serve de modelo de reflexão sobre a vida em qualquer cidade. De Sexta a Domingo às 21h, até 27 de fevereiro no Teatro Lala Schneider (Rua 13 de maio, 629 – fone: 3232-4499). Duração: 80 minutos. Classificação etária: Livre: Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes e demais descontos legais) Informações: 3232-4499 ou www.teatrolala.com.br