“O Artista” se consagrou como produção do ano e venceu o prêmio de melhor filme do Oscar 2012. O filme francês ficou com cinco estatuetas, mesmo número de “A Invenção de Hugo Cabret”, de Martin Scorsese, mas venceu nas categorias artísticas, como melhor direção (Michel Hazanavicius) e ator (Jean Dujardin), além de figurino e trilha sonora original. “Hugo” ficou com efeitos visuais, fotografia, direção de arte, mixagem e edição de som. O prêmio de melhor atriz ficou com Meryl Streep, em sua 17ª indicação. Foi a terceira estatueta que a atriz levou para casa.
Tom Hanks foi o escolhido para apresentar os primeiros prêmios do Oscar 2012, neste domingo (26), de melhor fotografia e melhor direção de arte. “A Invenção de Hugo Cabret” levou as duas estatuetas. Cameron Diaz e Jennifer Lopez foram as apresentadoras do prêmio de melhor figurino. Mark Bridges, de “O Artista” levou á estatueta. Em seguida, elas entregaram o prêmio de maquiagem para Mark Coulier e J. Roy Helle, por “A Dama de Ferro”.
Sandra Bullock subiu ao palco do Oscar 2012 para premiar o vencedor na categoria de melhor filme estrangeiro. O prêmio ficou com “A Separação”, do iraniano Asghar Farhadi. O filme já havia levado o Urso de Ouro em Berlim 2011 e o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. Christian Bale, premiado como melhor ator coadjuvante em 2011, foi o escolhido para apresentar o prêmio de melhor atriz coadjuvante, que ficou com Octavia Spencer, por “Histórias Cruzadas”. É o primeiro Oscar da atriz.
A comediante Tina Fey e o ator Bradley Cooper foram chamados para apresentar o prêmio de edição, que ficou com Kirk Baxter e Angus Wall, por “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”. Os dois editores venceram na mesma categoria no ano passado por “A Rede Social”, também dirigido por David Fincher.
Fey e Cooper também apresentaram o prêmio de melhor edição de som, que ficou com “A Invenção do Hugo Cabret”. A dupla de apresentadores entregou em seguida o prêmio de melhor mixagem de som para Tom Fleischman e John Midgley, também por “Hugo”.
“Undefeated”, de TJ Martin, Dan Lindsay e Richard Middlemas venceu o prêmio de melhor documentário, desbancando “Pina”, do alemão Wim Wenders. Gwyneth Paltrow e Robert Downey Jr., par romântico de “Homem de Ferro 2”, foram os apresentadores do prêmio. Robert subiu ao palco dizendo que estava filmando um documentário, chamado “O Apresentador”.
Rango, de Gore Verbinski, foi o vencedor do Oscar de melhor animação. “Me perguntaram se ‘Rango’ era um filme para crianças. Eu não sei. O que eu sei é que é um filme feito por um monte de adultos se comportando como crianças”, disse o diretor em seu agradecimento. O comediante Chris Rock, que já deu voz a diversos personagens animados, entregou o prêmio da categoria.
“A Invenção de Hugo Cabret” (Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Hennemg) ficou com o prêmio de melhores efeitos visuais. Foi o quinto prêmio do filme de Scorsese, que ganhou ainda o Oscar de fotografia, direção de arte, mixagem e edição de som. Ben Stiller e Emma Stone foram os apresentadores do prêmio.
Confirmando as expectativas, Christopher Plummer ficou com o prêmio de melhor ator coadjuvante por “Toda Forma de Amor”. Foi o primeiro Oscar do ator de 82 anos. A estatueta foi entregue pela atriz Melissa Leo, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante em 2011, como manda a tradição dos prêmios da Academia. Ludovic Bource ficou com o Oscar de melhor trilha sonora original por “O Artista”. Penélope Cruz e Owen Wilson, estrelas dos dois últimos filmes de Woody Allen, entregaram a estatueta.
O Oscar de melhor canção original ficou com “Os Muppets”, por “Man or Muppet”, deBret McKenzie, que derrotou “Real in Rio”, de “Rio”, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown com letra de Siedah Garrett.
“Os Descendentes” ganhou seu primeiro Oscar da noite, de melhor roteiro adaptado para Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash. Payne agradeceu em havaiano e dedicou o prêmio à mãe. Woody Allen ganhou o prêmio de roteiro original por “Meia-Noite em Paris”, mas não compareceu à cerimônia para receber seu Oscar. Angelina Jolie foi a apresentadora do prêmio.
O irlandês “The Shore” (Terry George e Oorlagh George) ganhou o prêmio de melhor curta-metragem. Já o prêmio de documentário curta foi “Saving Face”, de Daniel Junge e Sharmeen Obaid-Chemoy, sobre mulheres atacada por ácido no Paquistão. O Oscar de curta de animação ficou com “The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”, de William Joyce e Breon Oldenburg.
Michel Hazanavicius ganhou o Oscar de melhor direção por “O Artista”, batendo veteranos como Martin Scorsese, Woody Allen e Terrence Malick.
Jean Dujardin ganhou o Oscar de melhor ator por “O Artista”. O ator francês dividia as atenções com George Clooney, que concorria por “Os Descendentes”. Seguindo a tradição da Academia, a apresentadora foi a vencedora do Oscar de melhor atriz em 2011, Natalie Portman.
Meryl Streep ganhou o Oscar de melhor atriz por “A Dama de Ferro”, a terceira estatueta de sua carreira, que já lhe valeu 17 indicações. Streep dividia as preferências com Viola Davis, de “Histórias Cruzadas”. Seguindo a tradição da Academia, o apresentador foi o vencedor do Oscar de melhor ator em 2011, Colin Firth.
A cerimônia começou neste domingo, às 22h30, com vídeos que parodiavam os filmes concorrentes, estrelados pelo anfitrião da noite, o comediante Billy Crystal.
Veja abaixo a lista dos ganhadores do 84º Oscar. Os premiados das categorias já anunciadas estão marcados em negrito:
Filme
“Cavalo de guerra”
“O artista”
“O homem que mudou o jogo”
“Os descendentes”
“A árvore da vida”
“Meia-noite em Paris”
“História cruzadas”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Tão forte e tão perto”
Diretor
Michel Hazanavicius – “O artista”
Alexander Payne – “Os descendentes”
Martin Scorsese – “A invenção de Hugo Cabret”
Woody Allen – “Meia-noite em Paris”
Terrence Malick – “A árvore da vida”
Ator
Demián Bichir – “A better life”
George Clooney – “Os descendentes”
Jean Dujardin – “O artista”
Gary Oldman – “O espião que sabia demais”
Brad Pitt – “O homem que mudou o jogo”
Atriz
Glenn Close – “Albert Nobbs”
Viola Davis – “Histórias cruzadas”
Rooney Mara – “Os homens que não amavam as mulheres”
Meryl Streep – “A dama de ferro”
Michelle Williams -“Sete dias com Marilyn
Ator coadjuvante
Kenneth Branagh – “Sete dias com Marilyn”
Jonah Hill – “O homem que mudou o jogo”
Nick Nolte – “Warrior”
Max Von Sydow – “Tão forte e tão perto”
Christopher Plummer – “Toda forma de amor”
Atriz coadjuvante
Octavia Spencer – “Histórias cruzadas”
Bérénice Bejo – “O artista”
Jessica Chastain – “Histórias cruzadas”
Janet McTeer – “Albert Nobbs”
Melissa McCarthy – “Missão madrinha de casamento”
Melhor filme em língua estrangeira
“Bullhead” – Bélgica
“Footnote” – Israel
“In Darkness” – Polônia
“Monsieur Lazhar” – Canadá
“A separação” – Irã
Melhor animação
“A Cat in Paris”
“Chico & Rita”
“Kung fu panda 2”
“Gato de botas”
“Rango”
Documentário (longa-metragem)
“Hell and Back Again”
“If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front”
“Paradise Lost 3: Purgatory”
“Pina”
“Undefeated”
Roteiro adaptado
“Os descendentes”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Tudo pelo poder”
“O homem que mudou o jogo”
“O espião que sabia demais”
Roteiro original
“O artista”
“Missão madrinha de casamento”
“Margin Call”
“Meia-noite em Paris” (Woody Allen)
“A separação”
Fotografia
“O artista”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret” (Robert Richardson)
“A árvore da vida”
“Cavalo de guerra”
Direção de arte
“O artista”
“Harry Potter”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Meia-noite em Paris
“Cavalo de guerra”
Figurino
“Anonymous”
“O artista”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Jane Eyre”
“W.E.”
Maquiagem
“Albert Nobbs”
“Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2”
“A dama de ferro”
Edição
“O artista”
“Os descendentes”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“O homem que mudou o jogo”
Edição de som
“Drive”
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Transformers: o lado oculto da lua”
“Cavalo de guerra”
Mixagem de som
“Os homens que não amavam as mulheres”
“A invenção de Hugo Cabret”
“O homem que mudou o jogo”
“Transformers: o lado oculto da lua”
“Cavalo de guerra”
Efeitos visuais
“Harry Potter e as relíquias da morte – Parte 2”
“A invenção de Hugo Cabret”
“Gigantes de aço”
“Planeta do macacos”
“Transformers: o lado oculto da lua”
Trilha sonora original
“As aventura de Tintim” – John Williams
“O artista” – Ludovic Bource
“A invenção de Hugo Cabret” – Howard Shore
“O espião que sabia demais” – Alberto Iglesias
“Cavalo de guerra” – John Williams
Canção original
“Man or Muppet”, de “Os Muppets”, música e letra de Bret McKenzie
“Real in Rio”, de “Rio”, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett
Curta-metragem
“Pentecost”
“Raju”
“The Shore”
“Time Freak”
“Tuba Atlantic”
Documentário (curta-metragem)
“The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement”
“God Is the Bigger Elvis”
“Incident in New Baghdad”
“Saving Face”
“The Tsunami and the Cherry Blossom”
Curta-metragem de animação
“Dimanche”
“The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore”
“La Luna”
“A Morning Stroll”
“Wild Life”