“O Empresário” na Capela Santa Maria

O espetáculo marca a estreia da temporada 2011 do Programa Ópera Ilustrada

Redação Bem Paraná

Nos próximos dias 3, 4 e 5 de junho, a Capela Santa Maria será o palco da ópera cômica O Empresário. A pequena ópera de Mozart marca a abertura da temporada 2011 do Programa Ópera Ilustrada, desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba.

 O espetáculo se passa no escritório do Empresário Franco, que depois de fazer cabala e numerologia, transforma-se no poderoso Sr. Frank. É quando ele conhece Antenor, um riquíssimo investidor que decide fazer uma proposta irrecusável: montar a maior ópera de todos os tempos.

Entretanto, sua entourage não é, digamos assim, tão fenomenal. Na verdade, ele e a otimista Senhorita Kling, sua assessora para assuntos de business, vivem as maiores agruras para gerenciar sua problemática trupe de artistas, especialmente Madame Herz e Mademoiselle da Silvah.

Madame Herz é uma cantora experiente, reconhecida por sua bela voz e pelo terrível temperamento. Já a impetuosa Mademoiselle da Silvah, está recém chegada dos Estados Unidos, onde estudou canto lírico. Não precisa dizer que este duelo entre as prima-donnas irá durar algumas árias como a fervorosa  Rainha da Noite, da A Flauta Mágica de Mozart.

Qualquer semelhança com a vida real, não é mera coincidência. Os textos originais são pertinentes aos costumes do século XVIII (época de ouro dos vaudevilles), e por isso, raramente são gravados ou apresentados, ficando aos novos produtores a incumbência de traduzir este gênero tragicômico para o século XXI.

Para a coodernadora geral Cristine Marquardt o desafio desta ópera foi justamente propor uma leitura interessante e atual, de maneira que as pessoas  compreendam a história, as nuances musicais e teatrais. Temos certeza que  o público irá se divertir.

Este projeto é uma produção do Observatório das Artes e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incetivo à Cultura.

História – O Empresário é uma pequena ópera de Mozart, que foi composta para um concurso em Viena, em fevereiro de 1776. Entretanto, a vencedora foi Prima la musica e poi le parole de Antonio Salieri, famoso rival de Mozart no filme Amadeus (vencedor de 8 estatuetas do Oscar 1985).
 
SERVIÇO

Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro

Data e horário: 3, 4 e 5 de junho de 2011(sexta, sábado e domingo), às 20h

Preço: R$15 ou R$7,50 (1kg de alimento não perecível) e no dia 5 (entrada gratuita).