O Teatro da Caixa é palco em Curitiba para a celebração de uma década desde a estreia da peça Primus, da Boa Companhia. O espetáculo, dirigido por Verônica Fabrini, fica em cartaz de sexta (04) a domingo (06).
Primus é considerado pela crítica especializada um marco do teatro contemporâneo brasileiro e desde 1999 percorreu a maioria dos estados brasileiros . Nesse contato, verifica-se o diálogo que a peça estabelece com o público, inclusive com o espectador desacostumado com a linguagem teatral. O trabalho da companhia já foi premiado como melhor espetáculo pelo Júri Popular, Direção, Revelação e Menção Especial do Júri para o Elenco, nos mais variados festivais.
É baseado no Comunicado a uma Academia, de Franz Kafka, e foi produzida como ponto de partida da Trilogia Kafka.
Primus conta sobre o macaco Pedro, o Vermelho que em busca de sucesso aprende a se comportar como um ser humano e se torna uma celebridade do show business. Ele narra a história do seu processo de adestramento a uma academia de cientistas, da selva ao teatro. Neste processo, questões relativas a superioridade do ser humano em relação à natureza e os limites entre eles entram em discussão.
Ironicamente, o personagem central opta por entrar para o teatro de variedades como solução para seu ideal de sucesso. O ator como um “macaco amestrado” é o que provocativamente poe em cena o grupo. Primus aborda também a relação entre o artista e a sociedade e a dificuldade de se manter crítico à realidade e ao mesmo tempo viver da arte, questões muito bem exploradas por Kafka.
A perspectiva do grupo está centrada no trabalho corporal, com uma base gestual originada no estudo do movimento corporal de primatas e o trabalho vocal parte da linguagem não articulada, caminhando para a palavra, passando por canções do music-hall e chega a alta codificação do canto lírico.
Serviço
O que Primus. Quando: De 04 a 06/09. Sexta e sábado 21h e domingo19h. Quanto: R$20 e R$10. Onde: Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280). Informações: (41) 2118-511. www.caixa.gov.br/caixacultural