O Teatro da Caixa apresenta, de 16 a 18 de julho, o espetáculo 2 Números, composto pelas peças Cama de Gato e De Dentro. As montagens buscam a renovação do teatro de animação e se constroem como delicadas coreografias interpretadas com o auxílio de objetos, máscaras e um pequeno boneco. A ideia é aproximar o teatro de animação de outras linguagens, como a dança e as artes visuais.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A pesquisa, realizada pela companhia Teatro Portátil, durou cerca de oito meses. O diretor Alexandre Boccanera conta que o teatro de animação trabalha sem o texto e, portanto, utiliza outras maneiras para contar a história. A pesquisa no teatro de animação busca identificar as possibilidades cênicas e os tipos de movimentação que se pode ter na peça. O trabalho em cima da música também é minucioso, pois é o fio condutor de toda dramaturgia, explica o diretor.

A primeira peça, Cama de Gato, remete a tradicional brincadeira homônima. Em cena, três atores vestindo máscaras animam um fio de algodão e desenham figuras e formas pelo espaço. As imagens criadas transmitem ao público uma mensagem lúdica de um mundo em busca da própria forma. No segundo momento é apresentada a peça De Dentro, que trata da presença do homem no mundo. É a história de um intrépido boneco que quer conhecer os seus manipuladores e desvendar o ambiente ao seu redor.

O teatro de animação é um trabalho muito original e o principal desafio para o ator é se colocar em um plano de neutralidade. O ator tem que dividir a cena com elementos, no caso os bonecos e a máscara, que chamam mais atenção do que ele. Além, de ser um trabalho que exige muito, pois os elementos constituem figuras muito delicadas, afirma Boccanera.

Teatro Portátil

Criada em 2005, a companhia Teatro Portátil é formada por Alexandre Boccanera, Flavia Reis e Julia Schaeffer.  O grupo realiza uma pesquisa continuada sobre a linguagem do teatro de animação em um trabalho de reflexão e experimentação que busca aproximar esse teatro às outras linguagens, como a dança, a música e as artes visuais.

A pesquisa iniciou em 2005 com o apoio do programa Bolsa Vitae de Artes e culminou na criação do espetáculo 2 Números. A montagem foi apresentada em 52 cidades brasileiras e em três festivais internacionais, como o 13° Festival Internacional do Mindelo – Cabo Verde em 2005; o 3º Intercâmbio de Linguagens realizado no Rio de Janeiro em 2005; o 13º Porto Alegre em Cena em 2006; o 16º Festival Espetacular de Bonecos de Curitiba promovido pelo Teatro Guaíra em 2007; o 20º Festival del Sur realizado nas Ilhas Canárias – Espanha em 2007; o 2º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis; o 13º Festival Internacional de Títeres de Santiago de Compostela – Espanha em 2008, além das temporadas de sucesso no Teatro de Arena da CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, em 2008.

Ficha Técnica
Concepção e Direção: Alexandre Boccanera
Intérpretes: Flávia Reis, Julia Schaeffer e Flávio Souza
Produção: Boccanera Produções Artísticas
Realização: Teatro Portátil

Serviço
Teatro: 2 Números
Local: Teatro da CAIXA 
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR
Data: de 16 a 18 de julho
Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) – Clube do Assinante da Gazeta do Povo tem 20% de desconto
Bilheteria: (41) 2118-5111