Logo na chegada ao Teatro Novelas Curitibanas, o público percebe que o espaço ganha outra dimensão quando o teatro vira a casa da família retratada na montagem Elizaveta Bam. O primeiro aspecto é o estacionamento: durante a temporada as vagas do serão interditadas, mas quem for de carro poderá usar gratuitamente o estacionamento que fica em frente ao local.
Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.
O novo espetáculo resultante da parceria entre o Teatro de Breque e a Companhia Transitória estreia dia 15 de abril e faz temporada de um mês, viabilizada pelo Fundo Municipal de Cultura de Curitiba através do edital de ocupação do Teatro Novelas Curitibanas.
Levadas às últimas consequências na encenação, as relações familiares articulam-se com as relações entre atores/público/espaço. O público neste espetáculo é cúmplice, diz Luciana Schwinden, atriz do Teatro da Vertigem, colaboradora do projeto. As cenas se passam em diferentes cômodos da casa, inclusive na parte externa. Haverá um percurso sugerido e o público poderá também fazer suas próprias escolhas pelo espaço. Em dias de chuva serão distribuídos guarda-chuvas para que as pessoas possam acompanhar as cenas externas. O projeto conta também com a colaboração de Nadja Naira e Edson Bueno.
O texto de autoria do russo Daniil Charms foi escrito no início do século passado e influenciou a linguagem do teatro do absurdo. A história dessa família e as delicadas relações entre o pai, a mãe, o filho, a filha e o amigo dos filhos são expostas a pouca distância do público. Os personagens são retratados em diferentes fases de suas vidas, mostrando acontecimentos determinantes para a formação de suas personalidades da infância à vida adulta.
Serviço:
Local: Teatro Novelas Curitibanas.
Datas: de 15 de abril a 16 de maio, de quinta a domingo sempre às 20h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1222
Infos. 8405-7095 / 3321-3358
Classificação Etária 18 anos.
Obs.: O estacionamento do teatro será interditado durante a temporada, o público poderá usar gratuitamente o estacionamento em frente ao teatro.
Sinopse: Uma família é o retrato do drama Elizaveta Bam. O público é convidado a acompanhar de perto os conflitos e as angústias dessas pessoas. Aos poucos as fragilidades são expostas e as inter-relações familiares são colocadas em xeque. Nesse espetáculo a plateia se torna cúmplice dos acontecimentos e é convidada a entrar e caminhar pelo casarão da família. Os conflitos desenvolvidos a partir da relação dos filhos do casal – Petr e Elizaveta – recebem ainda a influência de Ivan, amigo dos filhos. Este triângulo explora o descobrimento e o amadurecimento de sentimentos como o amor e a perversidade. A montagem potencializa o uso do espaço em suas possibilidades arquitetônicas: haverá um percurso pela casa que será sugerido ao público. O espetáculo é uma criação coletiva a partir da obra do russo Daniil Charms e teve a colaboração de artistas como Luciana Schwinden, Nadja Naira e Edson Bueno.
Criação coletiva Teatro de Breque e Transitória
Elenco: Diego Duda, Eduardo Simões, Flávia Sabino, Kelly Eshima, Thiago Inácio e Uyara Torrente.
Colaboradores: Edson Bueno, Luciana Schwinden, Nadja Naira, Pablito Kucarz, Paulo Vinícius, Rodrigo Lemos e Wagner Corrêa.
Equipe operacional: Nina Rosa Sá, Rúbia Romani, Marcelo Felippe e Gustavo Stella.
Agradecimento: Parceria Cultural Bela Banoffi e Cantina do Délio.