A primeira edição do Brinque – Festival de Teatro Infantil, que contempla até dezembro peças de leituras já consagradas, de companhias paranaenses com reconhecimento nacional, como a Pé No Palco e a Cia do Abração, dá seqüência a sua programação e traz para a criançada neste sábado (04) e domingo (05) o espetáculo O Trenzinho do Caipira, com direção de Fabiana Ferreira e Letícia Guimarães. Com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Montenegro Produções Cultural e com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, as apresentações serão realizadas no Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135), às 16 horas, e também haverá mostras customizadas em espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe. A estreia do festival foi durante a primeira quinzena de abril com o espetáculo Clarice Matou Os Peixes.

O compositor Heitor Villa-Lobos convida seis jovens, de diferentes partes do país, para uma viagem mágica. Tudo se passa em uma estação de trem, o ponto de partida para uma jornada que se inicia quando os jovens perdem o trem. O fato provoca uma instabilidade e um questionamento, em cada um dos personagens, sobre o sentido de estarem ali. O sentido da viagem, o sentido do trem e o sentido da própria vida. Ao se conhecerem, percebem suas necessidades e desejos comuns, e decidem então construir o seu próprio trem.

Sobre o Festival

Com a proposta de contribuir para a formação de jovens plateias e incentivar o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical, o Brinque – Festival de Teatro Infantil pretende voltar às atenções para o teatro infantil, gerando novas oportunidades, além de democratizar o acesso à cultura para as crianças.  Os espetáculos selecionados para compor a programação trazem temas atuais e pertinentes à família contemporânea de forma responsável e divertida, utilizando estéticas e dramaturgias mais apuradas e inovadoras.

O festival propõe ao público uma aproximação com esta linguagem, onde se possa mostrar e refletir sobre a importância da arte de fazer e frequentar o teatro direcionado à criança. O Brinque nasceu com a ideia de renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento, comenta Carolina Guanabara, idealizadora do festival. 

A mostra também incentiva a integração social, uma vez que todos os espetáculos trarão montagens exclusivas para espaços parceiros do Hospital Pequeno Príncipe.

O ´Brinque – Festival de Teatro Infantil´, incentiva a produção profissional de teatro para crianças, alicerçada sobre princípios da arte-educação, onde todos os profissionais envolvidos pesquisam sobre o assunto e estão cientes do papel que ocupam como formadores de opinião. Mais que promover a produção cultural apenas como entretenimento, os espetáculos também favorecem na formação de cidadãos mais criativos que possam acompanhar com facilidade as transformações do nosso século, finaliza Carolina Montenegro.

Sobre as Companhias Convidadas

– PÉ NO PALCO: A história da escola Pé no Palco começa em 1995. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, Fátima Ortiz inicia as atividades da primeira turma dos Cursos Livres de Teatro, as aulas aconteciam no Teatro Novelas Curitibanas. O crescimento das atividades inspira a formação de novos professores e também de uma Companhia estável de Teatro. Em 2001, foi constituída a pessoa jurídica Pé no Palco Atividades Artísticas e o Círculo de Encenação e Pesquisa, Companhia estável de Teatro com a direção e coordenação de Fátima Ortiz.

 – CIA do ABRAÇÃO: É um espaço de Arte e Cultura, fundado por Fabiana Ferreira e Letícia Guimarães, e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasadas em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

Iniciou as atividades em 2001, desenvolvendo pesquisa de teatro e dança contemporânea, oferecendo à comunidade os resultados em forma de eventos culturais gratuitos, peças teatrais amadoras profissionais, e curso livre de teatro. Com produção de suas próprias montagens teatrais, incentiva o teatro profissional e o teatro amador de qualidade, apoiando as pesquisas cênicas de seus alunos, sempre sob a orientação de professores graduados e especializados.  A produção profissional de teatro para crianças, desenvolvida pela Companhia, está alicerçada sobre princípios da arte-educação onde todos os profissionais envolvidos pesquisam sobre o assunto e estão cientes do papel que ocupam como formadores de opinião.

As Montagens – Calendário

– 04 e 05 de maio – O Trenzinho do Caipira – Projeto Vila Lobos para Criança. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 15 e 16 de junho – O Olho D´Água. Direção: Fátima Ortiz – Pé No Palco

– 10 e 11 de agosto – O Conto da Ilha Desconhecida. Direção: Fátima Ortiz – Pé 
No Palco

– 14 e 15 de setembro – Sonho de Uma Noite de Verão. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 05 e 06 de outubro – SobreVoar. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 09 e 10 de novembro – Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu. Direção: Letícia Guimarães e Fabiana Ferreira – Cia do Abração

– 14 e 15 de dezembro – Que História é Essa. Direção: Fátima Ortiz – Pé No 
Palco
 
Serviço:

Local: Teatro Bom Jesus 

Endereço: R: 24 de maio, 135 – Centro

Data e horário: Dias 04 e 05 de maio de 2013 (Sábado e Domingo), às 16h 

Preço: A partir de R$ 15,00