Quem entra em cena é a atriz Sara Antunes. Porém, ela logo desmente a impressão de um espetáculo solo. Essa peça é resultado de vários encontros, é múltipla e híbrida: tem artes plásticas, música, teatro, filosofia, adianta a também idealizadora de Sonhos para Vestir, que faz parte do Festival de Curitiba, que acontece de 29 de março a 10 de abril.

Dirigida por Vera Holtz, a montagem investiga o rumo que tomam as sensações e sentimentos, sonhos e projetos que acabam deixados de lado. Para onde vão as coisas caladas dentro da gente? O que a gente recebe de herança e o que escolhemos para continuar vivendo? É sobre isso que fala essa peça, pontua ela.

A ideia da montagem nasceu sob influência de uma série de leituras que a fizeram pensar sobre as decisões tomadas na vida. Comecei a refletir sobre os sonhos e ideais que a gente projeta e acaba se distanciando depois. E me perguntei porque hipóteses tão radiantes muitas vezes não se concretizam, conta.

No meio dessas reflexões leu A Poética do Devaneio, de Gaston Bachelard, que acabou estimulando uma produtiva discussão com a artista plástica Analu Prestes, que no decorrer das conversas criou uma exposição a partir das cartas que recebeu ao longo da vida. Ela trabalhou com essa ideia de memórias para vestir, fazia vestidinhos de papel com as cartas; uma criação muito emotiva, falando de amor, explica. Neste ponto, em meados de 2010, decidiram criar a peça.

Vera Holtz seria igualmente importante, conta a atriz. Ela trouxe muitas referências e me fez entender que essa peça era uma homenagem a um sonhador. Eu falava muito das cartas que recebia do meu pai e assim descobrimos que essa peça era uma homenagem a ele, conta.  Sara define Vera como uma grande surpresa para minha vida.  Ela soube me liberar como atriz para criar, ao mesmo tempo que soube puxar na hora certa para eu me expandir, completa, fazendo questão de, antes de encerrar a conversa, ressaltar a importância de cada profissional da equipe.

 

Sinopse

DRAMA | RIO DE JANEIRO-RJ | Paiol

Dias 1 e 2/04 às 21h | Ingressos: R$25 e R$50