A peça …Ouoqquiserdes, da Companhia do Ator Cômico, passou por uma temporada no Teatro José Maria Santos, e volta a estar em cartaz nesta quarta-feira (25), no Teatro Cleon Jacques com entrada gratuita. A produção fica em cartaz até o próximo dia 5 de junho.

A Companhia resolveu propor um desafio a ela mesma: deixar William Shakespeare sem palavras. As emoções e sentimentos contidas nas frases escritas pelo dramaturgo inglês foram transportadas para um espetáculo em que os atores não falam.

A montagem utiliza máscaras inteiras e é baseada no texto Noite de Reis – Ou o que Quiserdes, uma comédia romântica que conta a história de um triângulo amoroso. A maioria das peças de Shakespeare pode ser montada na linguagem das máscaras, mas ‘Noite de Reis’, em particular, parece ter sido escrita para isso. As próprias personagens se utilizam de máscaras, seja como disfarce para pregar uma peça em alguém ou simplesmente para se dar bem em alguma jogada, destaca o diretor Mauro Zanatta.

Depois de Contas Diárias, espetáculo encenado com máscaras e que rendeu prêmios e indicações à companhia, além de participações em festivais de teatro em todo o território nacional, o grupo partiu para a adaptação de um texto clássico. E já que as personagens não têm voz, o caminho foi levar o texto de Shakespeare para os gestos, ações físicas e sensações.

Durante a peça, músicos guiam o espectador pela história, mas tudo é cantado em gromelô, uma língua inexistente, mas universalmente compreensível com suas pausas e entonações. Daí o nome do espetáculo, …Ouoqquiserdes, uma brincadeira com o subtítulo do livro.

A máscara inteira é erroneamente confundida como elemento facilitador, pois esconde o rosto do ator e o deixa sem o recurso da voz. Na verdade, é um instrumento de exposição da intimidade deste ator. Uma vez encobertas as suas ferramentas mais usuais de comunicação – o rosto e a voz – deixa à mostra o comportamento físico daquele que a veste, aponta Mauro.

A montagem conta ainda com trilha sonora feita ao vivo, utilizando os mais variados instrumentos de cordas, percussão, além de vozes. Um espetáculo que encanta o público de todas as idades.

Sinopse – Um casal de irmãos gêmeos, Viola e Sebastião, se separam por ordem do destino. A jovem Viola, ao chegar em terras estranhas, se disfarça de homem e vira mensageiro do Duque Orsino, que o utiliza para enivar recados para a sua amada, Olívia. Ela, porém, não retribui o amor do Duque. Olívia acaba se apaixonando por Viola, pensando que ela é um homem, que por sua vez se encanta com o duque. Confusão estabelecida, tendo os serviçais deste reino uma importancia crucial para esses enganos acontecerem, e se tornarem bastante ridículos e por sua vez muito engraçados. Tudo só é resolvido quando Sebastião, o irmão gêmeo que Viola pensava ter morrido na separação, também chega a esse reino.

SERVIÇO

Local: Teatro Cleon Jacques

Endereço: Av. Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço

Data e horário: De 25 de maio a 05 de junho de 2011 – de quarta a sábado*, às 20h – Domingos às 19h

Preço: Entrada franca (sujeito à lotação do teatro). Capacidade: 50 lugares. Retirar uma hora antes do espetáculo.

*Obs: No dia 1º de junho, quarta-feira, haverá sessão também às 10h. No dia 27 de maio, sexta-feira, não haverá sessão