Peça Haikai de Roberto Alvim estreia no Espaço Cênico

O espetáculo conta com incentivo da Caixa pela Lei Municipal de Mecenato

Redação Bem Paraná com assessoria

A Caixa Econômica Federal incentiva, pela Lei Municipal de Mecenato, o espetáculo Haikai, de 11 de abril a 12 de maio. A peça catalisa toda a pesquisa do autor e diretor Roberto Alvim acerca das dramáticas do transumano: obras poéticas que procuram, através de extraordinárias invenções linguísticas, instaurar outros mundos, habitados por outras formas de vida. O espetáculo é encenado no Espaço Cênico, na Rua Paulo Graeser Sobrinhio, 305, São Francisco. A sessão das 20h30 de todos os domingos da temporada tem entrada franca.

Roberto Alvim (da premiada companhia Club Noir) escreveu a peça a convite da produtora e atriz Nena Inoue do Espaço Cênico de Curitiba,  realizador desta montagem. O espetáculo funciona como um haikai, forma de poesia japonesa que trabalha com a síntese para sugerir, através de livres associações, infinitos significados possíveis. Em três momentos distintos (como nas três frases que compõe os haikais), que só se articulam pelas múltiplas associações e leituras que o público poderá fazer, é desenhada uma espécie de paisagem humana traumática, com signos que evocam a morte, o crime, a ausência, a presentificação do invisível e a impossibilidade de compreendermos a nós mesmos e às nossas ações.

Trata-se de uma experiência poética bela e terrível, na qual o público será atravessado por sensações inomináveis, em uma montagem que se notabiliza pelas principais características do teatro de Alvim: escuridão, imobilidade, e a presença da palavra como força desorganizadora, criadora de estranhas formas de instabilidade sensorial.

Serviço :

Local: Espaço Cênico

Endereço: Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco

Data e horário: 11 de abril a 12 de maio de 2013, quinta e sexta às 20h30 e sábado e domingo às 19h e 20h30

Preço: A partir de R$10,00