A segunda peça a ser apresentada pelo Projeto Piás e Gurias, nesta temporada, já está definida. A próxima atração é Buanga, a Noiva da Chuva, peça vencedora em duas categorias do Troféu Gralha Azul. A apresentação será neste domingo (11), no Teatro José Maria Santos.
A encenação de Buanga, a Noiva da Chuva, da Companhia Karagozwk, une
linguagem do teatro de sombras com a música do compositor Celso Piratta. A característica principal é o refinamento criado pelas sombras dos recortes aliados aos corpos dos atores animadores e bailarinos que se transformam em figuras, desenhos e imagens.
O texto é inspirado em um conto extraído da literatura oral africana sobre as meninas que eram obrigadas a cumprir isolamento de tudo e de todos em montanhas distantes. O ritual religioso, cercado de crenças tribais, era realizado para que as chuvas voltassem.
A bela menina africana chamada Buanga, que brincava com seu amigo Demba, filho do maior caçador da tribo foi escolhida pelo curandeiro Songa, o fazedor de chuvas para ser a Noiva da Chuva, já que fazia muito tempo que não chovia.
Sua mãe chorava sem parar porque sabia que ela e sua filha teriam que viver no alto da montanha, sozinhas, para o resto da vida. Mas mesmo assim cumpriram a ordem, subiram e as chuvas voltaram. Mas Demba, o amigo de infância, cresceu inconformado com a promessa silenciosa que fez a si mesmo de um dia subir a montanha para
salvar Buanga.
Agora que se tornou um forte e bravo caçador, percebeu que era a hora de cumprir a promessa, buscar sua amada e juntos enfrentar a ira dos deuses da chuva e desafiar a tradição de sua tribo, tudo em nome do amor.
Serviço:
Local: Teatro José Maria Santos
Endereço: Rua Treze de Maio, 165 – Centro
Data e horário: Dia 11 de março de 2012 (domingo), às 11h
Preço: R$5,00