Espetáculos Encenação

“Rebecca” estreia no Teatro Novelas Curitibanas

Espetáculo é um convite ao diálogo, ao invés de opções deterministas

Redação Bem Paraná

A Companhia Silenciosa de Teatro apresenta Rebecca, a partir da obra inédita da autora curitibana Léo Glück. Os textos de Glück, mais especialmente em Rebecca, tem como uma relevante característica, o fato da escrita ser extremamente aberta à encenação. Poucas rubricas, quase nenhuma indicação de tempo ou espaço. Um convite ao diálogo, ao invés de opções deterministas.

Fique por dentro do Guia Cultural de Curitiba no Bem Paraná.

A proposta é acrescentar à rica arquitetura da palavra desenhada pela dramaturga, uma encenação que a complemente, inserindo principalmente o jogo entre os atores e a visualidade como elementos multiplicadores dos sentidos presentes no texto.

Em Rebecca, a dominação ganha ares lingüístico-gramaticais para expor a dominação a que os usuários da língua portuguesa estão submetidos sem aviso prévio: sem chances de escolha, os interlocutores da língua ficam, em ato único, desenrodilhando inúmeras situações, reais ou não, através da linguagem gramatical e muitas vezes já em desuso.

Como poderia falar de dominação uma linguagem docilmente moldada pelo crivo do cânone? A insurreição estética se faz necessária. Da mesma forma, o diálogo proposto para o leitor/espectador segue esta lógica: a todo instante, personagens/personas (Francis e David) abrem questões, vivenciam ironicamente os contextos nos quais foram inseridas e não fecham conclusões. Derivam sempre. Elipsam.
A estética adotada pela autora se materializa num humor beirando o estranho, gerando reflexão sem impor conclusões. È um texto que pede um permanentemente diálogo complementar com a encenação e com o público. Exigir essa complementação é uma postura ideológica marcante desta escrita, que não se furta nem mesmo ao risco de ser taxada de vã.

Ficha Técnica
Dramaturgia, Sonoplastia e Maquiagem: Léo Glück;
Direção e Vídeos: Giorgia Conceição;
Elenco: Clóvis Cunha e Ricardo Nolasco;
Cenário: Henrique Saidel;
Figurino: Giorgia Conceição;
Iluminação: Wagner Correa.
Produção- Santa Produção e Verdura Produções

Serviço:
Espetáculo teatral: REBECCA
Data: De 10 de junho a 11 de julho de 2010
Horários: De quinta a domingo- 20h
Local: Teatro Novelas Curitibanas
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 1222
Informações: 3213.7525
Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada)