Na semana do dia das crianças, a Caixa Cultural apresenta, o espetáculo infantil Rabisco – Um Cachorro Perfeito, da companhia de teatro Maracujá Laboratório de Artes. A peça fica em cartaz nos dias 15 e 16 de outubro e conta com três apresentações no período da tarde, além do workshop Demonstração: do livro ao teatro contemporâneo.

O espetáculo, que aposta na interação de linguagens teatrais, é baseado na obra homônima de Michele Iacocca, autora de As Aventuras de Bambolina, obra que ganhou em 2008 o prêmio de melhor livro na categoria Imagem da Fundação Nacional do Livro Infantil, e tem direção de Sidnei Caria.
 
A peça conta a história de Rabisco, um cãozinho desenhado por um menino, que após ganhar vida e sair do papel, é rejeitado por seu criador por não ser bonito como ele gostaria.

O texto é baseado no livro homônimo, e sem palavras, do autor. O livro de Michele Iacocca foi escolhido para integrar a Lista de Honra do IBBY (International Board on Books for Young People).
 
Rabisco – Um Cachorro Perfeito busca construir, por meio dos cenários e figurinos, a mesma impressão causada pelo autor nos desenhos da história original e aposta no uso das mais variadas técnicas: animação e interação com recursos audiovisuais, puppet toys; teatro de sombras; vídeos-cenários com interação dos atores; entre outras.

Pequenos bonecos, carros e prédios reproduzem uma grande cidade, que é animada pelos atores diante de oito câmeras de vídeo, com as imagens editadas ao vivo e projetadas instantaneamente em um telão de cerca de quatro metros de largura e três de altura. A impressão é a realização de um cinema feito ao vivo.
 
A trilha sonora, de Dr Morris e Daniel Maia, também tem grande importância, pontuando todas as cenas como se fossem as falas, como no cinema-mudo.  As músicas incluem composições exclusivas e algumas versões de músicas conhecidas (como a Marcha Turca, de Mozart), rearranjadas de maneira contemporânea, com interferências de barulhos urbanos, como motores de carros, multidões e sirenes, que ajudam a recriar a atmosfera proposta.

A companhia Maracujá Laboratório de Artes, fundada há sete anos, tem como pilar de seu trabalho a inovação e interação de linguagens. A pesquisa é uma constante na rotina do grupo, que experimenta linguagens que dialoguem com o teatro contemporâneo.

Há seis anos o grupo realiza direção de arte e cenografia para companhias como Pia Fraus, Parlapatões, Cia da Tribo, Le Plat Du Jour, Meninas do Conto, Teatro Natio, Barracão Cultural, Bendita Trupe, Cia. Balagan e Circo Roda Brasil. O grupo foi fundado pelo ator e diretor Sidnei Caria e formado pelos atores e bonequeiros Lucas Luciano Silas Caria e Tetê Ribeiro.

Em 2010, se somaram aos trabalhos os atores Camila Ivo e Eder dos Anjos. Em 2009, realizou performances de live animation em shows da banda Dr Morris e os Vivos e iniciou a criação de sua primeira produção teatral, agora encenada, Rabisco, Um Cachorro Perfeito. A peça foi indicada em três categorias do Prêmio Coca Cola FEMSA 2010 de teatro infantil e jovem, tendo sido contemplada com o prêmio de melhor adaptação.
 
A companhia Maracujá Laboratório de Artes promove ainda o workshop Demonstração: do livro ao teatro contemporâneo. A ideia é expor o processo de transposição do livro e as diferentes técnicas de animação (focando na utilização de puppet toys) utilizadas pela companhia.

Serão abordadas as técnicas utilizadas no espetáculo, o estudo das imagens do livro, as situações e as personagens. Os alunos criarão um roteiro próprio a partir de referências como contos, imagens e irão transpor o roteiro à cena.
 
Serviço:

Local: Caixa Cultural

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280

Data e horário: Dias 15 e 16 de outubro de 2011 (sábado e domingo), as 15h e 17h no sábado, e as 15h no domingo

Preço: A partir de R$ 10,00