A programação de teatro infantil da Prefeitura Municipal, com espetáculos gratuitos de bonecos em espaços administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, tem nova edição neste domingo (4). A montagem Seu Bala, produzida pelo ator e compositor Itaércio Rocha, é o cartaz do Teatro do Piá (Praça Garibaldi), às 11h. No Teatro da Maria (Parque Barigüi), às 16h, a atração é a peça Os encantos de vagalume e borboleta, da Cia Sonora.

Os grupos que participam da programação infantil de teatro de bonecos são escolhidos por meio de edital e recebem recursos do Fundo Municipal da Cultura, dentro do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Em comum, além dos bonecos, as peças levam ao palco muita música e brincadeiras da tradição popular brasileira.

Seu Bala, de Itaércio Rocha, traz o frescor dos terreiros das festas populares. Com um poder de cantador, contador de histórias e animador de bonecos e objetos, o músico dialoga diretamente com a platéia. Com acompanhamento do violonista João Egashira, ele faz uma homenagem aos brincantes e festeiros populares do Brasil, mostrando pequenos autos inspirados em algumas manifestações, como o Mamulengo, a Congada, o Cordão de Bichos e o Bumba-boi.

A peça Os encantos de vagalume e borboleta, da Cia Sonora, apresenta as lendas e causos tradicionais brasileiros, como a mula-sem-cabeça, o lobisomem, o boi-de-mamão e a história do fantasma branco de bolinha preta. O espetáculo é conduzido por dois contadores de causos, Zé Vagalume e Maria Borboleta, que animados pelo som de um violeiro caipira (Tião Besouro) fazem trovas e desafios para mostrar que são destemidos. Os dois possuem um estranho aparelho para capturar criaturas misteriosas, que são retratadas nas cenas com bonecos de luva e de vara. O texto é rimado, e as trovas e os desafios são feitos pelos atores.

Serviço
Peça de bonecos Seu Bala
Dia 4 de maio,domingo, às 11 horas
Teatro do Piá
(Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
Entrada franca

Peça de bonecos Encantos de Vagalume e Borboleta
Dia 4 de maio, domingo, às 16 horas
Teatro da Maria
(Rua Batista Ganz, 470 – Parque Barigüi)
Entrada franca