A tradicional programação gratuita de teatro de bonecos, promovida pela Prefeitura Municipal em espaços administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, garante um fim de semana divertido para a garotada. No Bondinho (Rua das Flores), às 11h de sábado (23), será apresentada a montagem “O Trem Azul do Homem Palco”, com a Cia. KaragozK. Neste domingo (24) o espetáculo em cartaz no Teatro do Piá (Praça Garibaldi) é “Uma Festa para o Dadá”, com sessão às 11h. Também no domingo, às 16h, será a vez da peça “O Cirandeiro”, de Gilmar Carlos da Silva, no Teatro da Maria (Parque Barigüi).


O resgate das cantigas de roda é a proposta de “O Cirandeiro”, criada por Gilmar Carlos da Silva. Conduzida pelo ator, ao violão, a peça de teatro de animação utiliza cenários variados e faz da interatividade com a platéia o caminho para atingir o universo infantil. Brincadeiras como esconde-esconde, pular amarelinha, soltar pipas e jogar bolinhas de gude são relembradas e oferecidas como alternativas aos jogos eletrônicos que invadem o cotidiano das crianças. O autor destaca a simplicidade das brincadeiras, ao mesmo tempo em que demonstra a magia dessas atividades.


O ator, músico e bonequeiro Gilmar Carlos da Silva tem sólida carreira artística, atuando também como professor em oficinas e cursos de teatro de bonecos. Participou de festivais de teatro de animação, no Brasil e no exterior, além de integrar várias companhias, como Gralha Azul, Centro de Animações e Lua Nova. Atualmente, Gilmar é presidente da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APTB), dirige o grupo “Almazem Teatro de Bonecos” e atua no Grupo de Teatro de Bonecos Dr. Botica.


“Uma Festa para o Dadá” mostra o trabalho de uma das companhias mais importantes da área teatral paranaense. O Teatro de Bonecos Dadá, criado por Euclides de Souza e Adair Chevonika, em 1964, encanta gerações de curitibanos com o mundo mágico do boneco Dadá. Muito querido pelo público, Dadá é o apresentador dos espetáculos e personagem em várias peças, permitindo que os adultos voltem no tempo. Percorrendo diversos países com apresentações de peças e participações em festivais internacionais – Rússia, França, Alemanha, Japão, Iugoslávia, Portugal, Espanha e países latino-americanos -, o Teatro de Bonecos Dadá conseguiu uma síntese dramática que é aplicada em espetáculos para crianças de todas as idades.


A Cia. KaragozK é a responsável pela montagem de “O Trem Azul do Homem Palco”. A peça, escrita, encenada e dirigida por Marcello Andrade dos Santos, foi criada em 1999 e desde então faz sucesso em apresentações nas ruas, em escolas e festivais. O próprio ator carrega o palco, que possui bonecos e adereços usados em cena, além da cortina que permite, ao abrir e fechar, visualizar o ator com máscaras e, na parte superior, os bonecos. A montagem conta com a participação do curitibano Tarcisio Meira, que manipula os bonecos, toca violão, canta e interage com o homem palco, em cenografia assinada por Daisy Nery.


A técnica utilizada por Marcello dos Santos já era conhecida na China, antes de Cristo, e agora foi reinventada com músicas e desenhos originais. Com o objetivo de resgatar as cantigas de roda, o autor investe no caráter interativo do espetáculo para levar adultos e crianças a uma viagem mágica pelos caminhos da memória e da imaginação.



 


Serviço:


Programação gratuita de teatro infantil
Sábado (23), 11h
Bondinho (Rua das Flores)


O Trem Azul do Homem Palco, com a Cia. KaragozK
Domingo (24), 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7, Setor Histórico)


Uma Festa para o Dadá, com o Teatro de Bonecos Dadá
Domingo (24), 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 160, Parque Barigüi).


O Cirandeiro, de Gilmar Carlos da Silva