A Caixa Cultural Curitiba apresenta, entre os dias 16 e 18 de outubro, o espetáculo Villa das Crianças, da Parabolé Educação e Cultura, apresentado pelo Quarteto de Cordas Pantalla e pela atriz Kátia Horn. O projeto é baseado na obra Cirandas, composta para piano em 1929 por Heitor Villa-Lobos e traz temas populares como Terezinha de Jesus, O cravo brigou com a rosa, Nesta rua, nesta rua…, entre outros.
As músicas delimitam a narrativa da história do garoto Tuhu, que cresce e vira o grande compositor Heitor Villa-Lobos. O objetivo é provocar uma aproximação do público infantil com a obra do maestro e compositor brasileiro, com elementos que dialogam com esta faixa etária, desta forma, favorecendo a apreciação musical, a aprendizagem e a diversão. Trata-se de uma ação original, pois este tipo de iniciativa, que promove a divulgação da música erudita entre as crianças, é pouco experimentada. Desejamos ampliar a promoção da música erudita que, em geral, insere-se numa perspectiva de horários, espaços e programas que contemplam mais o público adulto. Propomos aqui uma ação artística abrangente, que se justifique não apenas pelo seu teor artístico e estético, mas também formador, explica Nélio Spréa, arte-educador e coordenador pedagógico da Parabolé.
Quem olha o cenário tem a certeza que os músicos estão realmente em uma vila – a Villa das Crianças – com um fundo colorido, figurinos de época e adereços complementares. O espetáculo possibilita que as crianças participem, pois o roteiro contempla a interação constante com o público, que segue intuitivamente a apresentadora durante as canções, cantando refrões e, até mesmo, músicas inteiras. O concerto favorece e potencializa a apreciação do público infantil, pois as crianças demonstram uma capacidade de fruição estética que, por vezes, escapa do domínio dos adultos. Assim, homenageamos as crianças de um modo especial, inspirados em Villa-Lobos, que dedicou uma parte significativa de sua obra a elas, diz Spréa.
Para deixar o concerto ainda mais atrativo, foram utilizados elementos cênicos e, de forma lúdica, a atriz Kátia Horn explica ao público o que será tocado. Para isso, a apresentadora utiliza recortes em papéis e muitas outras formas de manter a plateia focada no concerto. Cristine Marquardt, produtora e violinista do Quarteto Pantalla, fala com emoção de poder participar desse espetáculo: A realização deste trabalho concretiza um sonho de criança. As cirandas de Villa-Lobos fizeram parte do meu universo infantil.
A apresentação do primeiro dia será fechada para alunos da Escola Especial Profª Neuza, de Campo Largo, e da APAE de Santa Felicidade, de Curitiba. Já nos outros dias, o Villa será aberto ao público. A ocasião irá marcar o lançamento do CD, de mesmo nome que o espetáculo, gravado pelo quarteto e convidados.
Serviço:
Local: Caixa Cultural Curitiba
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data e horário: De 16 a 18 de outubro de 2012 (terça-feira a quinta-feira) – Dia 16 de outubro às 15h, quarta e quinta-feira às 19h
Preço: A partir de R$ 5,00