SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Entre os times da Série A do Campeonato Brasileiro, o Atlético-PR era o único invicto até este domingo (1). Mas a equipe rubro-negra sofreu a primeira derrota na hora errada, logo contra o rival Coritiba no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense.

Em casa, o Coritiba conseguiu a vitória por 1 a 0 e conquistou uma importante vantagem para o jogo de volta. Agora poderá ser campeão com um empate no jogo de volta, na Arena da Baixada, no próximo domingo (8).

O Atlético-PR começou melhor no jogo, pois soube controlar o ímpeto ofensivo do time da casa e até levou perigo em finalizações de Pierre e Ederson. Mas Julio Rusch fez um gol em cobrança de falta, aos 28min, e isso mudou a partida. O Atlético-PR caiu de produção, enquanto o Coritiba embalou e passou a dominar o jogo.

O Coritiba recuou no segundo tempo para apostar em contra-ataques. No início, até conseguiu encaixar jogadas perigosas e assustou o goleiro Caio, com chances de Pablo e Thiago Lopes. Mas, depois, o Atlético-PR passou a ter mais posse de bola. Apesar de sofrer pressão até o fim, o Coritiba conseguiu segurar a vitória com boas defesas de Wilson.

Mesmo sem usar os principais jogadores no estadual, o Atlético-PR conseguiu se manter invicto até este domingo. Foram nove vitórias e quatro empates nos dois turnos da competição. A equipe conquistou a Taça Caio Junior e assim avançou pra final.

Se o Coritiba vencer ou empatar no jogo de volta, será campeão paranaense. Se o Atlético-PR vencer por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. O time rubro-negro só serão campeão direto se vencer por dois ou mais gols de diferença.

CORITIBA

Wilson; Marcos Moser, Thalisson Kelven, Romércio, Léo Andrade; João Paulo, Júlio Rusch (Wellington Simião), Matheus Galdezani (Vitor Carvalho), Thiago Lopes; Pablo, Evandro (Guilherme Parede). T.: Sandro Forner

ATLÉTICO-PR

Caio; Diego Ferreira, José Ivaldo, Léo Pereira, Renan Lodi; Pierre, Bruno Guimarães, Matheus Anjos (Demethryus); João Pedro (Alex), Marcinho (Yago), Éderson.

T.: Tiago Nunes

Estádio: Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Juiz: Rafael Traci

Cartões amarelos: Zé Ivaldo, Léo Pereira, Pierre, Bruno Guimarães (Atlético-PR); Matheus Galdezani, João Paulo (Coritiba)

Gols: Julio Rusch, aos 28min do primeiro tempo