
Antes de Pelé e Ayrton Senna, o Brasil era reconhecido como o país de Éder Jofre. Éder foi e é um dos dez maiores boxeadores de todos os tempos. Seu nome fora do Brasil é lembrado por todos. Uma pena que a imprensa de nosso país não vê isso ou finge não ver.
Quando eu e Rosilete fomos lutar fora do Brasil, todos perguntavam de Éder Jofre, Pelé e Ayrton Senna. Infelizmente aqui isso não acontece e os boxeadores de fora são mais valorizados.
Nos Estados Unidos, Éder Jofre vai ser eternizado, entrando para o Hall da Fama, junto com os maiores boxeadores de todos os tempos e o maior peso galo da história. A imprensa brasileira pouco falou desse momento histórico, mas Mike Tyson toda hora aparece nas TVs brasileiras.
Eu e Rosilete sentimos isso na própria pele muitas vezes, pois nossa conquista pouco passou das divisas do Paraná.
Éder Jofre esteve uma única vez no Paraná. Foi em 2015. E ele fez questão de conhecer a nossa campeã mundial, a Rosilete dos Santos. Ele subiu no ringue pela última vez e fez uma luta exibição contra Rosilete (clique aqui para ver o vídeo). Esse fato foi muito importante para Rosilete e para o boxe paranaense. A luta exibição atraiu a atenção da imprensa de vários lugares do mundo.
Em 2015, Éder fez questão de conhecer o Centro de Excelência de Boxe e com muito carinho brincou e treinou alguns minutos com as crianças.
*Macaris do Livramento, 60 anos, é coordenador do Centro de Excelência de Boxe, em São José dos Pinhais, e foi campeão pela WPC nos anos 90