
A seleção brasileira enfrenta a Argentina, nesta terça-feira (dia 25) às 21 horas, no Monumental de Núnez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A cinco rodadas do fim, os argentinos lideram com 28 pontos. O Brasil está em 3º lugar, com 21 pontos. Os seis primeiros se classificam para o Mundial e o sétimo colocado disputa uma repescagem.
O jogo terá transmissão de Globo e Sportv.
Seis mudanças na escalação
O time comandado pelo técnico Dorival Júnior terá seis mudanças em relação ao último jogo – vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia. Serão quatro trocas por desfalques e mais duas por opção do treinador.
Saem da equipe o goleiro Alisson e o volante Gerson, lesionados, além do zagueiro Gabriel Magalhães e o volante Bruno Guimarães, suspensos. Por opção do técnico, deixam o time o lateral-direito Vanderson e o centroavante João Pedro.
No lugar deles entram o goleiro Bento (ex-Athletico-PR), o zagueiro Murillo, os volantes André e Joelinton, o lateral-direito Wesley e o atacante Matheus Cunha (ex-Coritiba).
Esquema tático
Dorival Júnior deve manter o esquema tático 4-2-3-1, com André e Joelinton como volantes. A linha de três deve ter Rodrygo (direita), Raphinha (centro) e Vini Jr (esquerda). Matheus Cunha é o centroavante, mas já atuou nessas funções na linha de três. A tendência é que esse quarteto ofensivo tenha bastante mobilidade, com trocas de posições permanentes.
Argentina
Já a Argentina não terá o craque Lionel Messi e o centroavante Lautaro Martínez, lesionados. Outra baixa é o ponta Nicolás González, expulso contra o Uruguai. O técnico Lionel Scaloni deve usar o esquema tático 4-2-3-1, com De Paul (direita), Thiago Almada (centro) e Mac Allister (esquerda) na linha de três. O ponta Giuliano Simeone pode entrar na equipe. Nesse caso, o volante Paredes deixa o time e De Paul vira volante.
Porrada
O clima esquentou antes do clássico. Em entrevista ao ex-jogador Romário, Raphinha deu uma resposta polêmica. “Jogar contra a Argentina, nossa maior rival, e agora, graças a Deus, sem o Messi. Porrada neles?”, perguntou Romário. Raphinha respondeu: “Porrada neles. Sem dúvida. Porrada neles! No campo e fora de campo se tiver que ser”.
Depois, em entrevista coletiva, Dorival Júnior tentou acalmar os ânimos. “É um grande clássico do futebol mundial. Vai existir a luta em campo, mas vai existir o respeito entre as duas equipes. Vamos buscar jogar futebol”, declarou o técnico do Brasil.
Lionel Scaloni também foi diplomático. “É uma partida de futebol. 90 minutos dentro do campo. Todos temos um conhecido ou amigo brasileiro. Não tem por que passar daí”, disse o treinador argentino.
- ARGENTINA x BRASIL
- Argentina: Emiliano Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; Enzo Fernández e Paredes (Giuliano Simeone); De Paul, Thiago Almada e Mac Allister; Julián Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni
- Brasil: Bento; Wesley, Marquinhos, Murillo e Guilherme Arana; André e Joelinton; Rodrygo, Raphinha e Vini Jr; Matheus Cunha. Técnico: Dorival Júnior
- Árbitro: Andre Rojas (Colômbia)
- Local: Estádio Monumental de Nuñez, Buenos Aires (ARG), terça-feira às 21 horas
- TV: Globo e Sportv