Artilheiro do Campeonato Paranaense 2025 é contratado por clube japonês

O Maringá decidiu emprestar o atacante Matheus Moraes, 24 anos. Ele foi o artilheiro do Campeonato Paranaense 2025, empatado com Iago Telles

Silvio Rauth Filho
O atacante Matheus Moraes, do Maringá

O atacante Matheus Moraes, do Maringá (Crédito: Divulgação/Maringá FC/Fernando Teramatsu)

O Maringá decidiu emprestar o atacante Matheus Moraes, 24 anos. O clube vice-campeão estadual em 2025 e 2024 disputa a Série C do Campeonato Brasileiro na atual temporada e chegou a um acordo para emprestar o jogador para o Albirex Niigata, do Japão.

Em junho, o clube paranaense chegou a negociar a venda de Moraes para o Suwon, da Coreia do Sul. No entanto, a transferência emperrou e o jogador retornou ao Brasil.

Albirex Niigata anuncia a chegada de Matheus Moraes (Crédito: Reprodução/Instagram)

Em abril, segundo informações de bastidores, o Maringá estava pedindo R$ 3 milhões por 50% dos direitos econômicos do jogador. Athletico e Coritiba demonstraram interesse na contratação do jogador, mas não apresentaram propostas oficiais. Pelo menos outros quatro clubes entraram na disputa naquela ocasião: Vasco, Bahia, Vitória e Red Bull Bragantino.

Desempenho

Moraes é o artilheiro do Maringá em 2025, com 11 gols em 28 jogos. Ele também terminou como artilheiro do Campeonato Paranaense 2025, com oito gols em 16 partidas, empatado com o ponta Iago Telles, do Londrina.

Matheus Moraes é canhoto e costuma jogar aberto na ponta-direita. Também pode atuar como centroavante.

Início no Santos

Matheus Moraes ficou nas categorias de base do Santos de 2011 a 2020, mas nunca teve chance na equipe principal do clube paulista. Em 2020, após três jogos em nove jogos no Brasileiro Sub-20, disputou o Brasileiro de Aspirantes com o time sub-23 do Santos (fez um gol em seis partidas).

Em 2021, acabou emprestado ao Maringá para o Paranaense – fez dois gols em nove jogos (três como titular). Retornou ao Santos para jogar o Brasileiro de Aspirantes – fez dois gols em sete partidas (duas como titular).

Empréstimos

Em 2022, foi emprestado ao Londrina e ao Maringá, mas teve poucas oportunidades.

Em 2023, com o fim do vínculo com o Santos, assinou em definitivo com o Maringá. Jogou o Paranaense, a Copa do Brasil e a Série D naquele ano, entrando em 15 partidas como substituto e jogando uma vez como titular. Fez três gols.

Em 2024, seguiu como reserva no Maringá, entrando como substituto em 25 partidas e começando como titular apenas duas vezes. Marcou três gols.