Athletico Paranaense e Coritiba vão se enfrentar pela 395ª vez na história neste sábado (dia 28) às 18h30, na Arena da Baixada, pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time alviverde chega em melhor momento, ostenando o 3º lugar na classificação e numa sequência de seis partidas sem perder (quatro vitórias e dois empates). Já o Furacão está na 6ª posição e começa a reagir após a chegada do técnico Odair Hellmann, com três vitórias, um empate e uma derrota nas últimas cinco partidas.
O jogo terá transmissão por ESPN e Disney+.
Recorde de público
O clássico de sábado pode registrar o maior público da história do Atletiba no estádio no Joaquim Américo/Arena da Baixada (1925-2025). Segundo o Grupo Helênicos, o recorde nesses 100 anos ocorreu em 14 de maio de 2023, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro (Série A), quando o Furacão venceu o Coritiba por 3 a 2, com público 30.331 pagantes no local.
A Arena tem capacidade para 40 mil lugares e 4 mil deles foram reservados para a torcida do Coritiba. Na quinta-feira (dia 26) por volta do meio-dia, o Furacão informou que 33 mil atleticanos já haviam garantido lugar no clássico – compraram ingresso ou sócios que fizeram check-in.
O recorde de público de toda história do Atletiba ocorreu em 1978, com 55.164 pagantes no Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense. Coritiba e Athletico empataram em 0 a 0.
- Seleção do Atletiba 395: o time ideal formado por jogadores de Athletico e Coritiba
- Mano a mano do Atletiba na Arena: Podcast Sul escolhe os melhores de Athletico e Coritiba
Ingressos
Os ingressos custam R$ 75 (meia) e R$ 150 (inteira) nos setores mais baratos (Visitante, Red e Gold). As vendas começaram na quarta-feira para a torcida do Athletico e na quinta-feira para o Coritiba. Clique aqui para saber mais.
Escalação do Athletico
O técnico Odair Hellmann inovou na sua última partida pelo Athletico, contra o Avaí, e usou um sistema com três zagueiros. Após o jogo, justificou que precisou se adaptar ao rival. “O adversário (Avaí) tem jogo áereo e bola longa o tempo todo”, disse.
Fica a dúvida se o Furacão vai manter esse formato, com o zagueiro Belezi (22 anos) entre os titulares. Ou se volta ao sistema com dois zagueiros, com a entrada de um volante. Nesse caso, Falcão (27 anos) e Patrick (32 anos) são opções. No ataque, segue a disputa entre Alan Kardec (36 anos) e Renan Peixoto (25 anos).
Escalação do Coritiba
O Coritiba deve repetir a escalação. A surpresa pode ser o ponta Clayson, 30 anos, no lugar de Lucas Ronier, 20 anos. O centroavante Gustavo Coutinho, 26 anos, também tem chances de ganhar o lugar de Dellatorre, 33 anos.
O lateral-direito Alex Silva, 31 anos, sofreu lesão no joelho e segue fora, em recuperação.
Extremos
O clássico deste sábado é um duelo de extremos em pelo menos dois quesitos. Um deles é a experiência em campo. O time do Athletico Paranaense tem a menor média de idade da Série B de 2025, com 25,4 anos, empatado com o Athletic-MG. Já o Coritiba tem a sexta equipe mais veterana, na média, com 28,3 anos.
Outro fator que coloca os dois times nos extremos: o Coritiba é a defesa menos vazada da Série B 2025, enquanto o Athletico tem o ataque mais positivo. O Coxa só sofreu seis gols em 13 rodadas. E o Furacão marcou 18.
Rivalidade
Será o Atletiba 395 da história, segundo dados do Grupo Helênicos. Dos 394 confrontos, 216 foram no Couto Pereira. E 107 no estádio atleticano. Os demais 71 ocorreram em outros locais (como Pinheirão e Vila Capanema, por exemplo). Dos 107 Atletibas no Joaquim Américo, entre 1925 e 2025, o Coritiba venceu 29 deles. Ocorreram 32 empates e 46 vitórias do mandante nesse local. Clique aqui para saber mais.
- ATHLETICO x CORITIBA
- Athletico: Mycael; Kauã Moraes, Belezi (Falcão ou Patrick), Habraão, Léo e Esquivel; Felipinho, João Cruz, Giuliano e Luiz Fernando; Alan Kardec (Renan Peixoto). Técnico: Odair Hellmann
- Coritiba: Pedro Morisco; Zeca, Jacy, Maicon e Bruno Melo; Filipe Machado e Sebá Gómez; Lucas Ronier (Clayson), Josué e Iury Castilho; Dellatorre (Gustavo Coutinho). Técnico: Mozart
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Local: Arena da Baixada, sábado às 18h30
- TV: ESPN e Disney+