Mozart, do Coritiba, e Fábio Moreno, do Athletico: Atletiba
Mozart, do Coritiba, e Fábio Moreno, do Athletico: Atletiba (Crédito: Reprodução/TV Coxa e José Tramontin/athletico.com.br)

Após as partidas de Athletico e Coritiba na última rodada da Série B, o técnico Mozart do Coritiba e o auxiliar técnico Fábio Moreno do Athletico, projetaram o clássico do próximo domingo (19) válido pela 33ª rodada da Série B.

O Atletiba 396 colocará frente a frente o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com as duas equipes em busca do acesso à Série A do Brasileirão.

Mozart

Após a derrota do Coritiba para o Cuiabá por 1 a 0 na Arena Pantanal no último domingo (12), o técnico Mozart falou em entrevista coletiva sobre a expectativa para o clássico da próxima rodada.

Mozart afirmou que esse é “um dos clássicos mais importante dos últimos anos” e destacou também a importância do período de 7 dias até a partida para treinos e recuperação dos jogadores.

O técnico coxa-branca também confirmou que o ponta Lucas Ronier, de 20 anos, volta aos treinamentos nesta quarta-feira (15). Ronier é um dos destaque do Coritiba na temporada e, se não iniciar a partida, certamente será opção para a etapa final.

Fábio Moreno

Do lado rubro-negro, o auxiliar técnico Fábio Moreno, que comandou o Athletico no empate com o Avaí por 1 a 1 nesta terça-feira (14) na Arena Baixada, também falou em entrevista coletiva sobre o Athletiba de domingo (19).

Fábio destacou que “o clássico é sempre um jogo especial que mexe com a cidade, a gente se prepara de uma maneira diferente”. Ele também relembrou o confronto do primeiro turno quando o Coritiba venceu o Athletico por 1 a 0, e disse que o detalhe pode definir novamente o próximo jogo.

Segundo informação divulgada pela jornalista Monique Vilela, da rádio TMC, o presidente Mário Celso Petraglia esteve no CT do Caju nesta quarta-feira (15), e conversou com algumas pessoas do clube sobre o tropeço diante do Avaí e ressaltou a importância da vitória no clássico Atletiba.

No domingo, o time será comandado pelo técnico Odair Hellmann, que cumpriu suspensão contra o Avaí.

Melhor Ataque x Melhor Defesa

O Atletiba do próximo final de semana coloca frente à frente o Coritiba, com a melhor defesa do campeonato, com apenas 21 gols sofridos, e o Athletico, com o melhor ataque da Série B, com 45 gols marcados nos 32 jogos disputados até o momento.

A postura dos técnicos e montagem do elenco reflete na efetividade dos setores ofensivo e defensivo das duas equipes.

O Coritiba de Mozart não conquistou o posto de defesa menos vazada da Série B usando o estilo ‘retranqueiro’. Em campo, o time tenta ter o controle da posse de bola e envolver o adversário com trocas de passes, atacando apenas quando encontra o espaço ideal. Segundo dados do Sofascore, o Coritiba é o 4º time com mais posse de bola da Série B, com média de 54% por jogo. Os números são ainda mais perceptíveis principalmente nos jogos em casa..

O Athletico de Odair Hellmann conquistou o posto de melhor ataque da competição graças ao seu poderoso sistema ofensivo. De acordo com dados do Sofascore, o Furacão registra uma média de 14,6 finalizações por partida. Os artilheiros da equipe na Série B são os centroavantes Alan Kardec, Kevin Viveros e Renan Peixoto, o que traduz o alto volume de chances criadas e a ofensividade do rubro-negro.

Escalações

O Coritiba perdeu apenas um titular para o clássico, o volante Wallison suspenso não joga. Do lado do Athletico, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel machucado não joga, além do zagueiro Terán e do atacante Mendoza, que foram expulsos após o término da partida contra o Avaí.

Coritiba e Athletico devem vir para o clássico com as seguintes formações:


Provável escalação do Coritiba (Crédito: Reprodução/OGOL)

image
Provável escalação do Athletico (Crédito: Reprodução/OGOL)

Coritiba e Athletico Paranaense se enfrentam neste domingo (19), às 18h30 no Couto Pereira, no Atletiba n°396 da história.

Leia também: Mano a mano do Atletiba: qual o time ideal com jogadores de Athletico e Coritiba