ESP-Esquivel
Esquivel (Crédito: Divulgação/José Tramontin/athletico.com.br)

Em preparação para o início da Série B no começo de abril (a estreia será no dia 4, uma sexta-feira), o Athletico Paranaense está em busca de reforços no mercado da bola. E um atacante que foi destaque do Campeonato Paranaense deste ano pode chegar à Ligga Arena em breve. Além disso, o clube também indicou que deve contar com “a volta de quem não foi” para reforçar sua lateral-esquerda.

Começando pelo possível novo reforço, o nome que está na mira do Furacão é o de Pablo Ruan, jogador de 22 anos que pertence ao Londrina. No Campeonato Paranaense, ele somou cinco gols e duas assistências, sendo um dos principais estaques do Tubarão na competição. E antes de chegar ao futebol paranaense, esteve na base de grandes clubes, como Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG.

Recentemente, inclusive, um olheiro do Athletico esteve observando o atleta de perto, na partida de ida da semifinal do Paranaense, que terminou com oi Londrina vencendo o Operário por 1 a 0, com gol do próprio Pablo Ruan. No jogo de volta, porém, o Tubarão perdeu por 2 a 1 e acabou eliminado nos pênaltis.

Para conseguir a contratação, entretanto, o rubro-negro teria de superar a concorrência de outros clubes brasileiros e até do exterior. O próprio Coritiba, principal rival do Furacão, já foi citado como um dos interessados na jovem relação londrinense.

A volta de quem não foi

Outro nome que pode reforçar o Athletico na Série B é o do lateral-esquerdo Esquivel, um dos poucos remanescentes do Furacão de 2024. Ele ainda não atuou em 2025 por conta de uma pubalgia e nos últimos tempos, fez uma série de consultas com especialistas neste tipo de lesão em clínicas de São Paulo e de Buenos Aires. Agora, realiza transição física no CT do Caju, em Curitiba.

No começo da temporada, o River Plate chegou a demonstrar interesse no jogador, apresentando uma proposta de quase R$ 30 milhões por sua contratação. O Furacão, contudo, fez jogo duro e recusou a oferta, por considerar Esquivel um dos principais talentos do elenco.

Atualmente, o técnico Mauricio Barbieri conta apenas com Fernando na posição. Outra opção seria o jovem Léo Derik, mas ele não vem sendo relacionado após se recuperar de uma lesão e o treinador rubro-negro passou a optar por utilizar o zagueiro Léo Pelé na ala. Barbieri, inclusive, foi quem deu uma pista sobre o futuro do argentino na última semana, apontando que ainda não pôde contar com o atleta, mas que “a ideia é que ele possa retornar”.