O Sportivo Ameliano, adversário do Athletico nesta quinta-feira (dia 30), vive má fase. O clube vem de três derrotas consecutivas, todas pelo Campeonato Paraguaio: para Libertad, 2 de Mayo e Trinidense. O time está em 7º lugar entre os 12 participantes da primeira divisão, com 6 vitórias, 5 empates e 9 derrotas.
- Sem Fernandinho, Athletico volta a jogar após duas semanas
- Dagoberto, o único paranaense a conquistar cinco títulos do Brasileirão
- Assis, craque do ‘Casal 20’ e da seleção do centenário do Athletico
Na Copa Sul-Americana, porém, o Ameliano faz boa campanha. Na fase preliminar, passou pelo tradicional Olimpia (tricampeão da Libertadores), vencendo por 2 a 0. Na fase de grupos, em cinco rodadas, só perdeu para o Athletico – por 4 a 1, em Assunção. Nos demais jogos, venceu duas vezes o Zuliano (Venezuela), derrotou uma vez o Danubio e empatou outra com o clube uruguaio. Está em 2º lugar do Grupo E, com dez pontos, atrás do Athletico (12 pontos).
Jogadores de seleção
O Ameliano tem dois jogadores com passagens pela seleção. Um deles é o zagueiro/lateral Patiño, 34 anos. O paraguaio já defendeu o Cerro Porteño e o Belgrano, da Argentina. Os três jogos pela seleção foram entre 2015 e 2017.
Outro é o volante paraguaio Silvio Torales, 32 anos, ex-Cerro Porteño. Seus sete jogos pela seleção foram entre 2011 e 2014. Atualmente, é reserva do Ameliano e só entrou em três partidas em 2024.
Ameliano tem quatro estrangeiros
Os estrangeiros do Ameliano são os goleiros uruguaios Nicolás Rossi (25 anos, ex-Defensor-URU) e Cristóforo (34 anos, ex-Danubio-URU), o zagueiro colombiano Thomas Gutiérrez (24 anos, revelado pelo River Plate-ARG) e o lateral-esquerdo Martinich (27 anos, ex-Rosario-ARG).
Futebol paranaense
Um dos titulares do Ameliano já atuou no futebol paranaense. O lateral-esquerdo Abel Paredes, 26 anos, paraguaio, defendeu o Maringá em 2021. O jogador também atuou pelo Olimpia em 2017 e 2018.
Destaque no meio-campo
Um dos destaques do Ameliano é o meio-campista Contrera, 32 anos, ex-Olimpia. Ele tem 4 gols e 7 assistências nos 24 jogos de 2024. Ele foi titular da seleção paraguaia sub-20 no Sul-Americano de 2011.
Artilheiro do Ameliano em 2024
O artilheiro do clube paraguaio em 2024 é o meia-atacante Iván Valdez, 28 anos, com seis gols em 18 jogos. Ele é o goleador do clube na Sul-Americana, com quatro gols em seis partidas.
Destaque na defesa
Um dos pilares da defesa é o zagueiro paraguaio Júlio González, 31 anos, ex-Necaxa (México) e Defensa y Justicia (Argentina).
Treinador
O técnico é o paraguaio Pedro Sarabia, 48 anos, que começou a carreira em 2015, no Libertad. Ele comandou a seleção paraguaia sub-20 em 2017. Depois, trabalhou em mais quatro clubes paraguaios: Deportivo Santaní, Sportivo Luqueño, 12 de Octubre e Nacional.
Como jogador, foi titular do Paraguai na Copa do Mundo de 1998, formando uma forte linha defensiva ao lado de Arce, Gamarra e Ayala.
História do Ameliano
Fundado em 1936, o clube estava disputando a terceira divisão do Paraguai até 2019. Em 2021, conseguiu o acesso à primeira divisão. Em 2022, conquistou o título da Copa Paraguai, derrotando o Nacional na grande final.
Em 2023, conquistou a Supercopa do Paraguai, vencendo o tradicional Olimpia (tricampeão da Libertadores e 46 vezes campeão nacional).
Em 2024, voltou a enfrentar o Olimpia em uma decisão, dessa vez na fase preliminar da Copa Sul-Americana. E ganhou novamente, garantindo vaga na fase de grupos. Essa será a primeira vez que o clube disputa a fase de grupos de uma competição internacional.
Guinness
O Ameliano chegou a figurar no Guinness Book com o recorde de jogo com mais expulsões da história do futebol. Em 1993, o duelo com o General Caballero teve 20 cartões vermelhos.